29.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC e MPF recomendam implementação da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena no Acre

Atualizada em 04/12/2024 16:10

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Ministério Público Federal (MPF) emitiram a Recomendação nº 13/2024 à Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Acre (SEE), visando a efetiva implementação da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena, criada em 2018 pela Portaria nº 2.829, mas ainda não instituída na prática.

A ausência da implementação da Comissão é apontada como uma omissão que compromete os direitos das comunidades indígenas, uma vez que inviabiliza a participação efetiva dessas comunidades na formulação de políticas educacionais e o respeito aos seus processos próprios de aprendizagem.

A Secretaria de Educação e Esporte tem prazo de seis meses para realizar a primeira reunião da Comissão e elaborar seu regimento interno, assegurando a consulta e participação dos povos indígenas e custeando a presença de representantes indígenas em exercício docente.

Além disso, a SEE deve informar, no prazo de 10 dias, se irá acatar a recomendação e quais medidas serão adotadas. Caso contrário, medidas judiciais poderão ser tomadas para assegurar os direitos das comunidades indígenas.

No âmbito do MPAC, a recomendação foi formulada por meio do Projeto TXAI, do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente, Educação e Execução de Medidas Socioeducativas.

A recomendação foi assinada por Luidgi Merlo Paiva dos Santos, procurador da República do MPF. Pelo MPAC, assinaram: Patrícia de Amorim Rêgo, procuradora de Justiça e coordenadora-geral do Natera; Juleandro Martins de Oliveira, promotor de Justiça e coordenador do Projeto TXAI; Thalles Ferreira Costa, promotor de Justiça titular da Promotoria de Direitos Humanos; e Abelardo Townes de Castro Júnior, coordenador do CAOP da Criança e do Adolescente.

 

[Agência de Notícias do MP/AC]

Artigos Relacionados

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 7 de setembro

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança projeto “Joias que Libertam”

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inaugura nova casa de acolhimento para imigrantes

Marcio Nunes

Pesquisa Real Time Big Data mostra Marcus Alexandre com 39% e Bocalom com 34%

Marcio Nunes

Com 17,52m rio Acre estabiliza e dá esperança de começar baixar nas próximas horas

Marcio Nunes

Michelle Melo reforça compromisso com a proteção das mulheres e propõe lei para barrar condenados por violência em cargos públicos

Jamile Romano