21.9 C
Rio Branco
quinta-feira, 9 de julho de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Morre Gilberto Bezerra de Farias, o aventureiro “Trottamondos”, aos 72 anos

Publicado em 01/01/2026

(Foto: Aline Nascimento/G1)

O cineasta, escritor e explorador acreano Gilberto Bezerra de Farias, amplamente conhecido pelo pseudônimo Trottamondos, faleceu na quarta-feira (31). Aos 72 anos, o viajante enfrentava problemas de saúde decorrentes de um possível câncer, embora as causas oficiais do óbito e o local do falecimento ainda aguardem confirmação formal. Até o fechamento desta edição, detalhes sobre o velório e o sepultamento não foram divulgados.

Trajetória e Legado Cultural

Trottamondos construiu uma reputação internacional ao percorrer diversos países, frequentemente utilizando a bicicleta como principal meio de transporte. Sua produção intelectual e artística, composta por livros e documentários, documentou não apenas suas expedições globais, mas também elementos fundamentais da memória e da historiografia do estado do Acre.

Repercussão e Homenagens

A notícia da morte gerou uma onda de manifestações em plataformas digitais. Amigos, familiares e admiradores ressaltaram o impacto de sua trajetória singular e sua relevância para a cultura regional. Um de seus filhos, conhecido como Gibão, publicou um tributo pessoal, relembrando as experiências compartilhadas durante as viagens de infância e destacando o temperamento resiliente do pai.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Irã ataca Israel, promete revide a Trump e pede ajuda a Putin; veja vídeo

Raimundo Souza

Governo realiza ação de conscientização do Agosto Lilás em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Acre sedia evento sobre liderança feminina com palestra da ministra Cármen Lúcia

UFAC encerra hoje inscrições para processo seletivo de professores substitutos

Raimundo Souza

Estado realiza chamamento público para promoção de políticas de igualdade racial e enfrentamento do racismo religioso

Jamile Romano

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Kevin Souza