24.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo realiza ação de conscientização do Agosto Lilás em Cruzeiro do Sul

Atualizada em 07/08/2024 14:19

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) de Cruzeiro do Sul, realizou na manhã desta quarta-feira, 7, data em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, uma ação de conscientização do Agosto Lilás, para os cumpridores de alternativas penais. A temática da ação foi Lei Maria da Penha e os Ciclos de Violência.

“Ao longo do ano, a gente trabalha temáticas voltadas para os autores de violência doméstica nos grupos reflexivos, mas no mês de agosto, quando essa temática é intensificada por conta do Agosto Lilás, realizamos essa programação. A temática visa à conscientização desses homens”, explica Nayana Neves, coordenadora local da Ciap.

O Agosto Lilás é uma campanha do governo federal, em que todo o mês é dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha se deu devido a sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, viabilizando o enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

Marilene Zhu, juíza titular da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul, foi uma das palestrantes do evento, instigando a participação dos homens cumpridores de alternativas penais. “Pelo que vi, todos estão mais ou menos esclarecidos do que configura a violência contra a mulher. São violências física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”, ressaltou.

Renan Santana, delegado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (Dempca), também esteve presente: “É muito importante este evento, porque há uma integração entre os atores que participam e a intenção é conscientização, levar informação, conteúdo para que as pessoas possam saber dos seus direitos e obrigações e a gente possa ter uma sociedade mais harmônica, respeitando o direito das mulheres”.

Mês importante para a Ciap

Além de toda a programação do Agosto Lilás, o período também é importante para a Ciap, pois no dia 31 de agosto de 2023 comemora-se um ano da instalação do núcleo em Cruzeiro do Sul. Até hoje, já foram recebidas 238 pessoas no local.“Essas pessoas foram acompanhadas pela Ciap, participando de grupos reflexivos. O cumpridor realiza dez participações semanalmente, com temáticas variadas, mas sempre voltadas para a questão da autorreflexão, para se avaliar como ser humano, as suas práticas, as suas palavras, sempre voltado para o tratamento com o outro”, destacou a coordenadora local.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Justiça acreana conhece o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

Marcio Nunes

Enchentes já afetam 100 mil pessoas no Acre e governo atua na assistência aos munícipios

Jamile Romano

Com uma faca, homem tira a própria vida dentro do PS da capital

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco contém princípio de incêndio no Aterro de Inertes

Jamile Romano

Transformando realidades, professora da Educação de Jovens e Adultos do Acre encontra na sala de aula a possibilidade de ser uma profissional extraordinária

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende idoso acusado de abuso sexual contra criança de 11 anos

Jamile Romano