27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Brasil

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país

Publicado em 04/12/2023 11:12

Um estudo do Sebrae elaborado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontou que 71% das 1,78 milhão de vagas de trabalho criadas em 2023 tiveram como origem as micro e pequenas empresas. O levantamento mostra que essas empresas geraram 1,26 milhão de postos de trabalho, enquanto as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.

No mês de outubro, de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas geraram 124,1 mil vagas, do total de pouco mais de 190 mil postos de trabalho. O número representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as médias e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia.

“São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

INSS convoca mais de 4 milhões de beneficiários para a prova de vida

Jamile Romano

Nova onda de calor deverá atingir regiões do Brasil nesta semana

Marcio Nunes

Dois detentos fogem de presídio no RN em 1ª fuga de unidade federal do país

Marcio Nunes

Brasil quer eliminar 14 doenças que atingem população vulnerável

Marcio Nunes

CMN regulamenta lei do Desenrola, e juro do rotativo será limitado a 100%

Marcio Nunes

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos pelo SUS

Jamile Romano