27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Política

Estudantes do Programa Jovem Parlamentar 2024 são recebidos na Aleac

Publicado em 04/12/2023 11:12

Na manhã desta segunda-feira (4) os 24 estudantes eleitos para o Programa Jovem Parlamentar Acreano participaram de uma atividade no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na oportunidade, eles assistiram a várias palestras sobre temas voltados para cidadania, política e democracia.

A posse e diplomação dos novos parlamentares estudantis acontecerá no dia 8/12, às 10h na sede do parlamento acreano. Depois disso, eles terão a oportunidade de vivenciar os trabalhos de um parlamentar estadual, além de acompanhar sessões ordinárias, comissões, audiências públicas e elaboração de leis.

Nesta edição, 77 candidatos se inscreveram para concorrer às 24 vagas. O mandato é de seis meses. Para a diretora da Escola da Aleac, Rachel Farias, a ação é um exercício para a democracia e cidadania, onde é de fundamental importância a participação dos jovens desde cedo no parlamento.

“Dessa forma os alunos vão conhecer sobre quais são os seus deveres e direitos garantidos pela Constituição Federal. Muitos deles não conhecem sobre o Parlamento, quem são os seus representantes, quantos são, e o que eles fazem. É uma honra trazer para as escolas essa ação com parceiros fundamentais e muito comprometidos como a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, relatou.

Jovem Parlamentar

O Programa Jovem Parlamentar Acreano é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado e conta com o apoio do TRE-AC. O programa foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT).

O processo de seleção dos candidatos foi realizado pelo pleito eleitoral entre os próprios estudantes e conduzido pela Subcomissão Eleitoral Escolar, constituída no âmbito da unidade escolar e pela Comissão Executiva Eleitoral, designada pelo Secretário de Educação, Cultura e Esportes.

A votação dos parlamentares estudantis/2024 aconteceu na última terça-feira, 28 de novembro, e contou com a participação de 24 escolas públicas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da capital e do interior. Os votos foram colhidos por urna eletrônica disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O Tribunal realiza, ainda, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, encontros com os jovens eleitos para debater sobre ética, cidadania e a importância do voto.

[Agência Aleac]

Artigos Relacionados

Lula sanciona lei que criminaliza bullying e agrava pena para ataques em escolas

Jamile Romano

Desvalorização do dólar oficial é medida mais aguardada por empresários argentinos

Marcio Nunes

Comissão aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas

Marcio Nunes

Lula decide indicar Flávio Dino para o STF e Gonet para a PGR

O Rio Branco

Incluir professores da Educação Infantil no Magistério é corrigir uma injustiça, garante Socorro Neri

Jamile Romano

Lula deve anunciar Lewandowski como ministro da Justiça

Jamile Romano