27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Liberdade de expressão

Publicado em 15/01/2024 10:01

              Praticamente todas as nossas leis têm o propósito de limitar as nossas próprias liberdades

Quem se vale do direito decorrente da liberdade de expressão para praticar crimes, deve ser tratado como um criminoso em potencial, e em dependendo da gravidade dos seus crimes, após devidamente julgados, precisam ser severamente punidos, afinal de contas, os assassinatos de reputação, majoritariamente, resultam do uso criminoso deste direito.

Tomando-se o ex-presidente Jair Bolsonaro e o nosso atual presidente Lula, como as figuras mais destacadas, já há bastante tempo, ambos são acusados, respectivamente, de genocida e corrupto. Estas têm sido as denominações mais utilizadas pelos integrantes das hordas que compõem o lulismo e o bolsonarismo, e como conseqüência, pela nossa odiosa e nociva polarização política. Qual o tribunal merecedor de crédito que judicialmente, cientificamente e/ou politicamente os possibilitam a se comportarem assim?

Quem mais tem agredido a liberdade de expressão, por incrível que possa parecer, tem sido justamente aqueles que a título de defendê-la, ultrapassam os seus próprios limites.

Para tanto, basta que avaliemos, com a devida isenção, as programações veiculadas e tornadas públicas pela Gazeta do Povo e pela TV-247, dois dos nossos veículos de informações, no meu entender, de desinformações, que estão a serviço de interesses políticos e que muito tem contribuído para o acirramento da nossa polarização política.

A liberdade de expressão, ao tempo em que os nossos meios de comunicações sequer podiam contar com o rádio e a televisão, menos ainda, com a internet e a AI-Inteligência Artificial, não nos trazia maiores preocupações. Presentemente, não mais. Daí a imperiosa necessidade de regulamentar o referido direito, mas não no sentido de censurá-lo, como tem sido a principal alegação dos libertinos.

Quando no dia 14 de abril de 1865 o então presidente Abraham Lincoln, dos EUA, foi assassinado, a notícia de sua morte só veio chegar à Europa quando havia passado 13 dias. Portanto, estamos a tratar de uma tragédia ocorrida há 158 anos, um fiapo de tempo na nossa história.

A seguir reproduzo algumas frases sobre liberdade e seus autores;

01 – Tudo que aumenta a liberdade aumenta a responsabilidade.

Victor Hugo.

02 –  Liberdade é o direito de fazer tudo que as leis permitem.

Barão de Montesquieu.

03 – Quem nega a liberdade dos outros não a merece para si mesmos.

Abraham Lincoln.

A liberdade para caluniar, difamar e injuriar não pode existir.

Artigos Relacionados

Gran Reserva

Rubedna Braga

Nada a ver

Jamile Romano

Do tango ao samba

Marcio Nunes

A derrocada do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Leandro Mazzine

Mal tomou posse, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já vai ter dor de cabeça

Jamile Romano

Por quê?

Narciso Mendes