23.1 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Instituto de Identificação da Polícia Civil realiza ação de cidadania no presídio de Rio Branco

Publicado em 13/04/2026

O governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC),  promove mais uma importante ação de cidadania voltada à população privada de liberdade. Nos dias 13 e 14 de abril, equipes do Instituto de Identificação realizam atendimento no Complexo Penitenciário de Rio Branco, para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A iniciativa contempla, nesta etapa, 140 pessoas privadas de liberdade e integra a 4ª edição do programa “Registra-se”, ação que busca garantir o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade. A atividade está alinhada à Semana Nacional do Registro Civil, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que realiza a quarta edição do evento em todo o país.

Dando continuidade à ação, na próxima quinta-feira, 16, o atendimento será estendido às mulheres privadas de liberdade, com previsão de 40 atendimentos para emissões da CIN, ampliando o alcance social da iniciativa.

Ação no presídio de Rio Branco garante cidadania aos privados de liberdade. Foto: Emerson Lima/ PCAC

A emissão da Carteira de Identidade Nacional representa um passo fundamental no processo de ressocialização. O documento garante o acesso a direitos básicos, como atendimento em serviços de saúde, inclusão em programas sociais, matrícula em instituições de ensino e, principalmente, facilita a reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Além disso, a regularização documental contribui para a dignidade e a cidadania dessas pessoas, fortalecendo o processo de reconstrução de suas trajetórias.

O diretor do Instituto de Identificação destacou a relevância da ação para a inclusão social desse público. “A emissão da Carteira de Identidade Nacional dentro do sistema prisional é uma medida essencial para garantir cidadania às pessoas privadas de liberdade. Estamos assegurando um direito básico que impacta diretamente na ressocialização e na construção de novas oportunidades. Esse trabalho reforça o compromisso da Polícia Civil com a dignidade humana e a inclusão social”, afirmou Raimundo Hermínio de Melo, Júnior César da Silva.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Artigos Relacionados

2ª Turma Recursal mantém sentença que negou a consumidor ressarcimento por Pix enviado mediante fraude

Jamile Romano

Governo Federal autoriza R$ 6,3 milhões para a recuperação de rodovias estaduais no Acre em 2026

Raimundo Souza

Morre, aos 73 anos, Dr. José Rair Freitas, ex-diretor do Hospital Geral de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Após transplante de córnea feito no Acre, mãe volta a enxergar e realiza sonho de conhecer o rosto da filha

Jamile Romano

Autoridades investigam depredação em antiga sede da Casa dos Povos da Floresta, em Rio Branc

Kevin Souza

Governo publica novas diretrizes de reclassificação do processo seletivo da Saúde

Jamile Romano