27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Iapen promove momento em família para detentos com portaria de trabalho externo

Publicado em 19/12/2025

Com o objetivo de garantir a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e o acolhimento e aproximação com familiares, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) promoveu um momento em família para detentos com portaria de trabalho externo no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta quinta-feira, 18. O momento foi destinado para a reunião de 65 detentos com seus familiares, como esposa e filhos. Aqueles que não têm nem esposa nem filhos puderam convidar o pai e a mãe.

Iapen promove momento em família para detentos com portaria de trabalho externo. Foto: Diogo José/Iapen

O detento E. O. S., que trabalha na Fazendinha, a horta do complexo, reencontrou a esposa e quatro dos oito filhos. Ele conta que sempre foi próximo das crianças e que sente saudades: “O sonho da gente é toda hora sair daqui e ir pra perto deles. Eles são o meu coração”. A esposa dele, R. O. explica que, para os filhos, a atividade foi muito importante: “Pra mim está sendo muito bom, e eu acredito que pros filhos dele está sendo melhor, porque ele é um pai muito presente. Os dois menores são autistas, é mais difícil ainda pra eles entender, sentem muita falta dele.”

Com foco na ressocialização, ação de reintegração entre detentos e familiares é realizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

André Vinício Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, explica que essa ação é parte essencial da ressocialização: “Isso é reintegrar o convívio familiar, ressocializar essas pessoas. Esse é um dos papéis fundamentais do Iapen, e essa ação não tem sido diferente. Ela tem sido feita nas unidades dos municípios e hoje nós estamos fazendo aqui no Complexo Penitenciário de Rio Branco.”

A atividade contou também com um almoço servido para os detentos e suas famílias, e um momento de oração, conduzido pelos pastores da igreja Família Videira, Edmilson Assis e Valéria Rigamonte.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Idoso em situação de abandono é resgatado pelo MPAC

Jamile Romano

Governo do Acre fortalece política de segurança alimentar e nutricional em Bujari

Raimundo Souza

Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples

Redacao

Sine anuncia 800 vagas para operadora de telemarketing em Rio Branco

Jamile Romano

Governo realiza ação de conscientização do Agosto Lilás em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Defesa de Silveira aciona Mores e diz que indulto de Lula abrange ex-deputado

Raimundo Souza