23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá celebra Agosto Dourado e Semana Mundial do Aleitamento Materno

Publicado em 01/08/2025


Celebrando o Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ofereceu nesta sexta-feira, 1º, no ambulatório do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (Maternidade), uma homenagem para as mães doadoras de leite e as que estão com seus filhos internados na unidade.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada entre os dias 1º e 8 de agosto, e o Agosto Dourado se estende por todo o mês, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação e os benefícios para a saúde da mãe e do bebê, além de promover ambientes de apoio sustentáveis para as mães. O tema da campanha em 2025 é: “Priorize a Amamentação: Crie sistemas de apoio sustentáveis”, com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, não apenas como um ato de cuidado individual entre mãe e bebê, mas como uma prática que exige o envolvimento e o compromisso coletivo da sociedade.

O Banco de Leite Humano da Maternidade, ao realizar a abertura das atividades de massificação da conscientização ao aleitamento materno, homenageia às mães lactantes e doadoras, dando-lhes o merecido respeito e reconhecimento por seus gestos de amor à seus filhos e aos bebês que são alcançados por suas doações.

Além de oferecer um café da manhã para essas verdadeiras heroínas, a ação também propiciou atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno e o fortalecimento da rede de apoio, momentos de relaxamento e beleza, entrega de lembranças e certificado de solidariedade às mães doadoras de leite.

Verdadeiras heroínas

Num momento de espontaneidade e gratidão, a mãe e doadora Caroline Santos, fez uso da palavra e expressou com muita emoção os seus sentimentos, dando lugar à um choro cheio de gratidão, relatando seu aprendizado durante o tempo que amamenta e doa leite materno:

“Meu filho Nícolas já vai fazer um ano e, as pessoas dizem: tá bom de tirar a mama, não sustenta mais, deixa uma noite inteira sem ele mamar, que ele vai parar. Mas não vou deixar de amamentar, ele ama e é o meu momento com ele. O leite materno é o melhor pra nossos filhos, não deixem de amamentar e nem de doar”, finalizou.

Visivelmente animada em poder participar mais uma vez desses momentos, Yana Melo, expressou sua gratidão pelos trabalhos da equipe do Banco de Leite da Maternidade, destacando o papel fundamental que tiveram na sua conscientização ao aleitamento materno, bem como a doação de leite:

“Tive uma filha em 2023 e ela só foi amamentada uma vez, pois, devido a problemas cardíacos ela não resistiu. Quando me perguntaram se eu queria tomar remédio para secar meu leite eu decidi que iria doar e amamentar outros bebês e, esse processo de doar, foi o que fez sarar ainda mais a ferida da minha perda. Por isso, sou grata a toda equipe por esse suporte.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Escola de Música do Acre apresenta Cantata de Natal neste domingo em frente ao Palácio Rio Branco

Marcio Nunes

Governo do Acre anuncia realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente com o tema “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza poda controlada nos cemitérios municipais para o Dia de Finados

Raimundo Souza

Caravana de Natal da Coca-Cola chega em Rio Branco pela 1ª vez nesta sexta-feira (6)

Jamile Romano

Centro de Mídias do Estado produziu mais de mil conteúdos educacionais e alcança 15 mil pessoas por mês

Raimundo Souza

Prefeitura reúne organizadores do carnaval para últimos detalhes da

Jamile Romano