27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo realiza solenidade de entrega do 1° Prêmio de Comunicação do Governo do Acre aos profissionais da imprensa

Publicado em 21/12/2023 07:12

O salão de festas Gran Reserva, em Rio Branco, foi palco na noite desta quarta-feira, 20, de um evento inédito e marcante para o cenário da comunicação acreana: o 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Criado com o objetivo de estimular e valorizar a produção jornalística no estado, o evento contou com a participação de 94 trabalhos inscritos em cinco categorias: texto, áudio, vídeo, foto e revelação.

A premiação, totalizando R$ 87 mil, foi distribuída entre os primeiros e segundos lugares de cada categoria, evidenciando o compromisso do governo do Estado em reconhecer e incentivar o trabalho dos profissionais da comunicação acreana. A grande novidade foi a categoria Revelação, destinada aos jovens estudantes de jornalismo, com o intuito de abrir portas para futuros talentos.

O evento homenageou o saudoso comunicador Giovanni Acioly, músico e radialista, cujo legado foi eternizado ao dar nome ao prêmio. Giovanni, que nos deixou em novembro de 2020, teve sua trajetória lembrada com emoção durante a cerimônia. A escolha do nome para o prêmio deste ano, que será uma tradição anual marcada por um projeto de lei específico, foi uma reverência ao legado profissional de Giovanni, especialmente neste ano em que a rádio Aldeia FM em Rio Branco comemora duas décadas de existência.

Homenagens e reconhecimento

Antes da premiação, a noite ainda foi marcada por homenagens a figuras fundamentais para o desenvolvimento da comunicação no Acre. Edir Figueira Marques de Oliveira, primeira assessora de comunicação do governo do Estado, foi destacada por sua visão estratégica e papel fundamental na estruturação do Sistema Público de Comunicação, há quase 50 anos.

Giovanni Acioly, em memória, foi lembrado não apenas por seu talento na música e no rádio, mas também por sua dedicação à comunicação estadual. Sua contribuição na Aldeia FM de Tarauacá e Rio Branco deixou marcas que perduram até hoje, sendo lembrado como um profissional de excelência e pessoa querida por todos.

Parceiros do governo do Estado na realização do Prêmio, como Silvânia Pinheiro, Rutemberg Crispim, Jonathan Xavier Donadoni, Paulo Roberto Correia, Guilherme Schirmer Duarte, Ricardo Brandão dos Santos, José Amarísio Freitas de Souza, Coronel José Rosemar Andrade de Messias e a vice-governadora Mailza Assis, também foram honrados.

Cerimônia de gala e entrega de prêmios

A cerimônia teve início com uma recepção às 19 horas, seguida pela projeção de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), que também foi responsável pela animação e abertura oficial da live. Os mestres de cerimônia, Celis Fabrícia e Jefson Dourado, conduziram o evento, que contou com apresentações musicais, homenagens e a entrega dos aguardados prêmios.

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, anfitriã do evento, emocionou a plateia ao discursar sobre a importância da comunicação no contexto estadual. Ela expressou sua gratidão ao governador Gladson Cameli pelo apoio e enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre a Secom e os veículos de comunicação.

Nayara Lessa ainda agradeceu a presença de todos os jornalistas, destacando o empenho da equipe da Secom na realização do prêmio. Ela enfatizou a importância da união entre a Secretaria e os veículos de comunicação, reforçando o compromisso de fortalecer essa parceria ainda mais nos anos seguintes.

“Emocionada e honrada por testemunhar esta noite brilhante, agradeço a cada jornalista e veículo de comunicação que tornou possível o sucesso do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Este evento é mais que uma celebração; é o reflexo do comprometimento de todos nós com a informação de qualidade. Que esta iniciativa perdure, inspirando futuras gerações a contar as histórias do nosso Acre com dedicação e paixão. Muito obrigada pela parceria e pelo apoio contínuo. Vamos continuar elevando juntos o patamar da comunicação em nosso estado”, destacou a secretária de Comunicação.

Confira a lista completa dos vencedores.

Revelação:
1º lugar: Rafaela dos Santos Rodrigues

2º lugar: Vitor Hugo Silva

Áudio:
1º lugar: Rita Cordelis Farias de Pontes

2º lugar: Francisco Mesquita Moreira

Foto:
1º lugar: Sérgio Vale da Cunha

2º lugar: Gleison José de Souza Júnior

Texto:
1º lugar: Renato Freitas de Menezes

2º lugar: Leônidas Badaró

Vídeo:
1º lugar: Eldérico Paula da Silva

2º lugar: Efraim Macambira de Melo

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados

Governador participa de teleconferência com governadores do Consórcio Amazônia Legal e pactua ações importantes

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli e prefeito Mazinho Serafim inauguram Ponte em Sena Madureira realizam maior sonho da população

Marcio Nunes

Retrospectiva: Prefeito Tião Bocalom comenta sobre seus 3 anos de mandato e fala também a respeito de seus projetos futuros

Jamile Romano

Prefeitura esclarece requisitos que devem ser seguidos para recebimento de benefícios do Programa Recomeço

O Rio Branco

Estado entrega resultado do edital de chamamento público do programa Minha Casa Minha Vida à Caixa Econômica

Jamile Romano

Bocalom lança programa para acompanhar obras e evitar desvios públicos 

Marcio Nunes