27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Fieac entregam revitalização da brinquedoteca da Unacon para promover bem-estar de crianças em tratamento médico

Publicado em 07/02/2024 08:02

Ter um espaço humanizado facilita o engajamento de crianças em tratamento de saúde. Elas se sentem mais estimuladas a ir e a frequentar os hospitais onde devem ser cuidadas. Do mesmo modo, os profissionais de saúde ficam mais motivados nesses ambientes de trabalho. Com esse intuito, o governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), entregou nesta terça-feira, 6, a reforma da brinquedoteca da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Câncer do Acre.Mensalmente uma média de 35 crianças passam pela sala infantil de quimioterapia, para receberem seu tratamento. Diariamente, cerca de cinco a seis crianças recebem medicação e acompanhamento no espaço, que foi preparado com pinturas coloridas, novos móveis, brinquedos, armários, livros, mesas e cadeiras para recebê-las junto de seus familiares.

Jamila Chaves, uma jovem de 12 anos que tem enfrentado o tratamento no Hospital do Câncer do Acre  já há dois anos, compartilhou sua experiência positiva no novo espaço: “Eu sempre aproveito o espaço da brinquedoteca para ler e brincar, gosto das janelas de vidro, pois consigo ver o dia e gostei muito da reforma”, pontuou.

O nome da brinquedoteca, batizada de Sarah Assis Felício, foi escolhido como forma de homenagear a empresária falecida em 2011 e por sua reconhecida contribuição ao hospital. Em sua memória, a Indústria Acreana uniu-se para construir o espaço.

“Era uma pessoa muito amada e os últimos anos da vida dela foram passados boa parte neste hospital. É gratificante podermos realizar essa reforma e ver tantas pessoas ajudando. O resultado está excelente”, disse o empresário e irmão da homenageada, José Luiz Felício.O Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando: “Para nós é uma celebração termos esse espaço revitalizado com a ajuda da Fieac. Quero destacar todo apoio dos empresários e do grupo Mulheres da Indústria que se dispuseram a proporcionar um ambiente humanizado e acolhedor para as crianças em tratamento, contribuindo para sua recuperação”, ressaltou.Além da contribuição dos sindicatos, empresários da Fieac, parte do recurso também foi proveniente dos chás beneficentes, promovidos pelo grupo Mulheres da Indústria, formado por mulheres empresárias, esposas de empresários e trabalhadores da indústria e parceiras que juntas desenvolvem ações sociais e priorizaram a ala infantil da Unacon.O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, expressou seu orgulho pelo trabalho desenvolvido, enaltecendo a dedicação da Fieac e das Mulheres da Indústria na realização dessa revitalização. “Estamos honrados em contribuir para esta reforma da brinquedoteca da Unacon. Essa parceria reforça nosso compromisso com nossa sociedade e demonstra a importância de unir esforços para proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para as crianças em tratamento médico.”

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

“Caso Jonhliane”: Justiça indefere Habeas Corpus a Ícaro Pontes por ter descumprido medidas do regime aberto

Jamile Romano

Estado divulga resultado de entrevistas do processo seletivo do Saneacre

O Rio Branco

Governo do Acre participa de debates da Rede de Parcerias em Brasília

Marcio Nunes

Bocalom envia a câmara dois pedidos de empréstimo que somados chegam a R$ 240 milhões

Marcio Nunes

Governador anuncia concurso público da Sefaz com 164 vagas

Marcio Nunes

Pedro Pascoal vai a Aleac prestar esclarecimentos sobre contrato com MedTrauma

Jamile Romano