30.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Governo demite presidente do INSS; servidora de carreira Ana Cristina Viana Silveira assume cargo

Publicado em 13/04/2026

Foto: Reprodução/Governo Federal

Por Redação

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (13), a demissão de Gilberto Waller Júnior da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o seu lugar, foi nomeada a servidora de carreira Ana Cristina Viana Silveira, que até então ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.

A troca no comando da autarquia ocorre em um momento estratégico para o Palácio do Planalto. Segundo informações de bastidores, o presidente Lula decidiu pela substituição devido ao desgaste político gerado pela demora na análise de processos, temendo que as filas do INSS se tornem um alvo central da oposição durante a campanha eleitoral.

Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social destacou que a escolha de Ana Cristina atende a um pedido antigo do corpo técnico do órgão: ter um comando vindo da própria casa. Servidora desde 2003 no cargo de Analista do Seguro Social, a nova presidente possui mais de duas décadas de experiência no setor.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, reforçou que a gestão agora entra em uma fase de “maior atenção à concessão de benefícios”.

“Com a chegada da Dra. Ana Cristina, estamos devolvendo o comando da autarquia a uma servidora de carreira. É mais uma mulher em posto de comando dentro do nosso governo”, afirmou o ministro.

O Legado de Waller e o Escândalo das Fraudes

Gilberto Waller havia assumido o cargo em 30 de abril do ano passado, em um cenário de crise aguda. Ele foi nomeado logo após a Polícia Federal deflagrar uma operação que revelou um esquema bilionário de fraudes na Previdência, com desvios estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Na época, o então presidente Alessandro Stefanutto foi afastado (e posteriormente preso) junto com outros cinco membros da cúpula do órgão. Avalia-se que Waller cumpriu o papel de “arrumar a casa” após o escândalo, mas não entregou a eficiência técnica necessária para reduzir o tempo de espera dos segurados por não ser um especialista técnico da área.

Quem é Ana Cristina Viana Silveira

A nova presidente possui um currículo técnico voltado exclusivamente à área previdenciária:

Carreira: Analista do Seguro Social desde 2003.

Gestão: Presidiu o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) entre 2023 e 2026, onde dobrou a capacidade de análise de recursos.

Acadêmico: Graduada em Direito e ex-professora de Direito Previdenciário.

A Missão: A prioridade absoluta da nova gestão será acelerar a análise de benefícios e simplificar processos internos para reduzir as filas que hoje afetam milhões de brasileiros. A mudança é vista como um “novo momento” para o Instituto, focado na qualidade do atendimento e na eficiência recursal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro vai à PF, mas fica em silêncio sobre suposta tentativa de golpe

Marcio Nunes

Ministra Sônia Guajajara está internada na UTI após quadro infeccioso

Raimundo Souza

Mais um juiz é afastado pelo CNJ por fraude contra a Eletrobras

Raimundo Souza

Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas Eleições 2026

Governo cria comitê de enfrentamento da crise do metanol

Redacao

Lula planeja troca de ministérios para antes do Carnaval; Veja nomes

Raimundo Souza