27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama PolíticoUncategorized

Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios em evento empresarial na China

Publicado em 11/01/2024 12:01

Governador do Acre, Gladson Cameli (PP), embarcou rumo ao Brasil China Meeting, um evento estratégico que acontece nas cidades de Hong Kong e Shenzhen. A presença de Cameli destaca não apenas o papel do Acre, mas também a importância do Brasil na cena econômica global, especialmente nas crescentes interações com a China, segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Trata-se de um evento realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e os jornais Valor Econômico e O Globo com as principais lideranças e investidores do Brasil e da China. Trata-se de um amplo debate entre os dois países e visitas às principais empresas de tecnologia do mundo.

Não por acaso o Acre foi escolhido como representante brasileiro. Dados recentes apontam o estado entre os cinco com maior crescimento percentual de exportações para a China. A participação do governador busca consolidar laços já estabelecidos e explorar novas oportunidades promissoras.

A expansão exponencial nas exportações do Brasil para a China, está entre os motivos do convite ao Acre para sua participação está com projeções que indicam um notável crescimento de 76% nas exportações até 2030. O Acre, com seu potencial de expansão, almeja desempenhar um papel significativo nesse cenário, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

Outro ponto fundamental nesse processo é a Região Norte, da qual o Acre faz parte, é apontada como a de maior potencial de crescimento, projetando um aumento de 125,8% nas exportações nos próximos cinco anos. Essa perspectiva eleva o Acre à possibilidade de um protagonismo nas relações comerciais com a China. O Acre, com um expressivo aumento nas exportações desse produto, busca explorar as oportunidades robustas nesse setor estratégico.

Importâncias

A presença do governador Gladson Cameli reforça a importância do corredor rodoviário, conectando a produção brasileira aos portos do Pacífico. Essa infraestrutura é vital para facilitar o comércio entre os dois países, impulsionando as exportações.

Maior crescimento

O Acre já é um dos estados de maior crescimento percentual nas exportações para a China, o Acre visualiza novas possibilidades, principalmente nos setores de madeira bruta, produtos de madeira e couros. Ha mais de 20 anos, a Chica é o maior consumidor mundial de carne suína.

Grupo Lide

Fundado no Brasil em 2003, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.

Cinco continentes

Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

Comitiva

Acompanham o governador Gladson Cameli na comitiva do evento, o chefe de gabinete da Casa Civil, Mário Neto Rodrigues; a chefe de gabinete do governador, jornalista Silvânia Pinheiro; o ajudante de ordem Bairo Guedes; e a equipe de comunicação formada pelos profissionais Samuel Bryan, Diego Gurgel, Emilly Souza e Alefson Domingos.

Detran nas Férias

A equipe de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) aproveita o momento das férias para intensificar as ações de orientação, com foco na redução de sinistros de trânsito. Para isso, o Detran-AC está realizando, durante o mês de janeiro, o projeto Detran nas Férias.

Nos postos

Os educadores estão nos postos de combustível e orientam condutores de veículos no ato do abastecimento. Até a próxima sexta-feira, 12, a equipe estará nos os postos de combustível do centro da cidade e bairro do Bosque. Nas próximas semanas, o projeto será levado para os bairros da parte alta da cidade, Segundo Distrito e Baixada do Sol.

Uma nova cultura

“Nosso trabalho educativo não para, e o objetivo é criarmos uma cultura em que todos compreendam seu papel e responsabilidade no trânsito. Sem isso, não existe possibilidade de conseguirmos evitar que pessoas fiquem com sequelas ou morram no trânsito”, enfatiza a presidente do Detran-AC, Taynara Martins.

Enrolados

Mesmo diante do alarde feito pelo governo Federal com tal programa Desenrola Brasil, mais de 44% dos arcanos começaram o Abo Novo do mesmo jeito que terminaram 2023: enrolados e endividados. Os dados são do Mapa da Inadimplência, uma plataforma da Serasa Experian.

Inadimplência

Em novembro de 2023, 44,29% da população estava endividada e com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito – ante 44,56% em outubro e 44,49% em setembro. A inadimplência atingiu seu auge em 2023 no mês de abril, quando 45,19% dos acreanos estavam pendurados em contas atrasadas.

Falsa redução

Em nível nacional, a Serasa detecta uma redução no número de consumidores inadimplentes após três meses de crescimento consecutivos. Com 71,81 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, a queda foi de 143,5 mil em relação ao mês anterior. Claro que é uma falsa redução, pois os consumidores negociam, mas não conseguem pagar e volta para a inadimplentes.

Fake news

A turma ligada ao Presidente da República plantou fake news afirmando que os brasileiros que estavam com nome sujo seriam reabilitados pelo programa Desenrola Brasil. Lançado em junho de 2023, com ampla publicidade, o programa ainda não resolveu problema e os brasileiros continuam com nome sujo.

Faixa etária

As faixas etárias com as maiores fatias da população com nome restrito são de 41 a 60 anos, representando 35,0%, e 26 a 40 anos, correspondendo a 34,4% do total de inadimplentes. A faixa etária acima de 60 anos representa 18,5%.

Outra enganação

Para ajudar os brasileiros, o Serasa Limpa Nome disponibiliza o serviço de ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. No mês, o total de descontos concedidos na plataforma chegou a R$ 12,62 bilhões. O valor médio de cada acordo ficou em R$716,63. Na verdade, trata-se de outra enrolação.

 

 

Artigos Relacionados

Planejamento estratégico do governo vai fortalecer indústria, comércio, ciência e tecnologia

Jamile Romano

Mal tomou posse, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já vai ter dor de cabeça

Jamile Romano

Saidinhas de presos

Narciso Mendes

Veja o que abre e o que fecha no feriado do aniversário de 141 anos de Rio Branco

Jamile Romano

Nem palco e nem holofotes

Jamile Romano

Mentiras e meias verdades

Jamile Romano