27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Entrevista a Difusora: Gladson destaca conquistas de 2023 e projetos futuros

Publicado em 14/12/2023 03:12

O governador Gladson Cameli foi o destaque do programa Gente em Debate desta quinta-feira, 14, na Rádio Difusora Acreana, acompanhado pela secretária de Comunicação, Nayara Lessa. Os apresentadores Damião Viana, Antonio Muniz, Neto Vitalino e Tião Maia, como jornalista convidado, conduziram a entrevista no contexto histórico da rádio, que completa 79 anos como a Voz das Selvas e faz parte do Sistema Público de Comunicação do Acre.

Durante a conversa, o governador elogiou a equipe de Comunicação do Estado, reconhecendo a importância do rádio em levar mensagens a todo o território acreano. Cameli destacou os esforços da equipe diante dos desafios enfrentados em 2023, ressaltando o cenário mundial repleto de conflitos. Afirmou também que o Acre encerra o ano com conquistas notáveis e avanços que prometem um futuro promissor para sua segunda gestão.

“Vamos fazer uma retrospectiva aqui no momento, porque cada atitude que foi tomada desde a pandemia foi para manter a saúde da nossa população e a saúde financeira do governo. Estou com um ano do segundo mandato. No primeiro tivemos essa [pandemia de covid-19] que foi a maior crise sanitária do mundo, viramos a página e estamos agora nesse novo processo, colocando em prática o nosso planejamento. Não foi perfeito, tivemos muitas dificuldades sim, mas soubemos superar”, analisou.

Entre as conquistas mencionadas, destaca-se o Acre como um dos estados de maior geração de emprego na Região Norte, o equilíbrio das contas públicas e o anúncio da segunda parcela do 13º para os servidores no dia 20. O governador ainda ressaltou a posse de novos servidores ao longo do ano, além de um concurso aberto para a Secretaria da Fazenda, com 164 vagas.

Cameli orgulhosamente informou que o Acre deixou a lista das 50 cidades mais violentas do país, resultado das ações para reestruturar a segurança pública, com a contratação de centenas de novos policiais, reforma de unidades e investimentos em equipamentos.

Na área da saúde, o governador destacou os mutirões de cirurgias na Fundhacre, ampliados com o apoio financeiro do Detran, e a implementação do Prontuário Digital. Além disso, ressaltou que o Estado atende pacientes de países vizinhos e municípios de fronteira de outros estados.

“Eu cheguei da COP e fui direto visitar as obras da nova maternidade de Rio Branco. E estão a todo vapor. O Hospital João Câncio, em Sena Madureira, retornou as obras. Tivemos problemas, mas vou entregar essa obra bem feita, porque saúde é vida e vamos cuidar do que precisamos para melhorar a vida das nossas pessoas”, destacou.

De volta da COP28 em Dubai, Cameli enfatizou as conquistas ambientais do Acre, salientando a importância de conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Ele antecipou a vinda de uma nova rede de lojas de departamentos para o Acre e anunciou uma missão em busca de parcerias econômicas com a China no início do próximo ano.

“Chegamos à COP28 com cabeça erguida, dever cumprido, diminuímos o desmatamento, diminuímos as queimadas, era só olhar o céu em setembro, muito mais limpo que tantos anos anteriores”, relatou.

O governador emocionou-se ao ouvir o agradecimento da moradora Raimunda Muniz, pela inauguração da nova ponte de Sena Madureira, que deverá ser inaugurada no dia 19, destacando a satisfação da população como fonte de motivação para continuar seus trabalhos.

“Eu sempre sonhei em ser governador. Vamos inaugurar essa ponte e vai ser uma festa gigante para a população de todo o Acre. E vai ser um exemplo, porque o Acre está construindo pontes, não destruindo. E não para por aí, ainda vamos dar a ordem de serviço da ponte na Orla do 15”, afirmou.

Outros temas abordados na entrevista incluíram as obras de revitalização da Ponte Metálica, a ponte de Rodrigues Alves, a licitação para mais de 1.500 unidades habitacionais e a boa relação do governo com os outros poderes, celebrada em momentos de confraternização. A entrevista encerrou-se com otimismo, evidenciando um governo comprometido com o desenvolvimento e bem-estar da população acreana.

No encerramento, a secretária Nayara Lessa agradeceu a participação do governador: “A equipe da rádio Difusora é extremamente dedicada. Eu agradeço a todos os nossos servidores e a dedicação do governador. Não está sendo fácil recuperar um sistema público que estava abandonado nos últimos anos, mas o governador teve confiança, companheirismo e amizade pelo nosso trabalho. Avançamos muito na estrutura e em nossa equipe, para levar as boas notícias para o estado”.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Artigos Relacionados

Prefeitura realiza avaliação da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino

Marcio Nunes

Arlenilson Cunha destaca importância da valorização dos policiais penais na Aleac

Jamile Romano

Parceria garante qualificação profissional a policiais militares do Acre

Jamile Romano

Complexo Penitenciário de Rio Branco recebe ação preventiva contra a dengue

Jamile Romano

Governo do Acre celebra posse de 278 novos servidores para a Saúde do Estado e anuncia ampliação do Hospital Infantil de Rio Branco

Jamile Romano

No carnaval, Secretaria de Cuidados com a Cidade, pede que foliões colaborem e joguem o lixo no lixo

Jamile Romano