23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Enquanto Bolsonaro era preso, Lula mandava recados a Trump no G20

Publicado em 22/11/2025

Ricardo Stuckert/PR

Em discurso no G20 na África do Sul, presidente Lula mandou indireta a Donald Trump pela ausência na cúpula e por ameaças a Venezuela

Por Igor Gadelha | Metrópoles

Joanesburgo — Enquanto a Polícia Federal (PF) prendia Jair Bolsonaro em Brasília, o presidente Lula fazia seu primeiro discurso na cúpula do G20, neste sábado (22/10), na África do Sul, com uma série de recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A primeira indireta de Lula foi às ameaças de Trump de invadir a Venezuela. Sem citar o governo americano, Lula disse que “os históricos problemas sociais e econômicos da América Latina e do Caribe não serão solucionados mediante a ameaça do uso de força.”

“Sem atender às demandas dos países em desenvolvimento não será possível restabelecer o equilíbrio global, nem assegurar prosperidade que seja sustentável no longo prazo. A desigualdade extrema representa um risco sistêmico para todas as economias”, disse o petista.Ainda sem citar o presidente americano, Lula também mandou uma indireta ao chefe da Casa Branca, ao criticar o “protecionismo e unilateralismo”. Para o petista, “nenhum país tem condições de prosperar em isolamento” e as soluções estão no diálogo entre os países.

“O protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas fáceis e falaciosas para a complexidade da realidade atual. Seus efeitos exacerbam os problemas que enfrentamos. O próprio funcionamento do G20 como instância de diálogo e coordenação está ameaçado. É preciso preservar a capacidade deste fórum de tratar os grandes temas da atualidade. Se não formos capazes de encontrar caminhos dentro do G20, não será possível fazê-lo em um mundo conflagrado”, disse Lula.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conselho Penitenciário do Acre realiza visita para fiscalizar condições do sistema prisional

Raimundo Souza

Polícia Civil fecha ponto de drogas no Centro de Cruzeiro do Sul e prende casal

Redacao

Prefeito Bocalom: Chuva adia desfiles, mas não apaga o brilho do Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza

Petições em processo contra Moraes nos EUA coincidem com marcos da ação do golpe no STF; veja

Raimundo Souza

Ameaça de Moraes a Cid abre brecha para contestar delação que implicou Bolsonaro

Raimundo Souza

Defesa Agropecuária e Florestal do Acre participa de curso nacional de emergência fitossanitária sobre monilíase

Kevin Souza