25.9 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Energisa registra mais de 30 ocorrências com pipas na rede elétrica em 2024

Publicado em 17/07/2024
Empinar pipa é uma brincadeira divertida e muitas crianças aproveitam o tempo livre das férias escolares para brincar. Porém, se não for realizada em local adequado, a pipa pode enroscar na rede elétrica e causar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e acidentes graves.
No levantamento realizado pela Energisa Acre, só em 2024, já foram registradas 31 ocorrências de pipas na rede elétrica no estado que impactaram o fornecimento de energia para cerca de 11 mil clientes. No mês de junho, foram registradas 11 ocorrências que impactaram 4,2 mil clientes.
A técnica de segurança da Energisa Acre, Mirian Moura, orienta que é preciso buscar um local adequado para que a brincadeira seja realizada de forma segura: “Em primeiro lugar os pais ou responsáveis devem direcionar a brincadeira para parques e campos abertos, longe da rede de energia elétrica, eliminando o risco choque elétrico para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, alerta.
Ainda segundo Mirian, as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia elétrica. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelo 0800 647 7196.
“Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado para pipas, já que pode provocar graves acidentes”, ressalta Mirian Moura.
Dicas de segurança com a rede elétrica
A Energisa orienta aos clientes que jamais soltem pipa próximo à rede elétrica e nunca tentem remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
– Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
– Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
– Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
– Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com shows nacionais e locais, Réveillon da Família 2025 terá 70 empreendedores da Economia Solidária

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco promove ação especial de saúde e bem-estar animal no Horto Florestal

PF do Acre cumpre 10 mandados em operação contra desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas

Jamile Romano

Em Sena Madureira, Iapen promove ressocialização por meio de trabalho com marcenaria

Redacao

Após queda de energia, abastecimento de água é interrompido em município do Acre

Kevin Souza

Acre destaca avanços na gestão hídrica e promove ações de conscientização no Dia Mundial da Água

Raimundo Souza