21.8 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

PF do Acre cumpre 10 mandados em operação contra desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas

Atualizada em 23/10/2024 08:39

A Polícia Federal no Acre deflagrou nesta quarta-feira (23/10) a Operação Dracarys, com o objetivo de combater uma rede criminosa envolvida em desmatamentos e queimadas ilegais na região sul do estado do Amazonas, abrangendo os municípios de Boca do Acre e Pauini.

Durante as investigações, foram descobertos desmatamentos que suprimiram 1.672 hectares de floresta nativa situada em Gleba Pública Federal, além de queimadas que atingiram 2.368 hectares, resultando em danos ambientais estimados pelo setor técnico-pericial da Polícia Federal em aproximadamente R$ 138 milhões.

Além disso, o trabalho policial de análise das imagens de satélite, capturadas no decurso do período de monitoramento, revelou que as queimadas na área devastada contribuíram sobremaneira para as emissões que formaram as densas nuvens de fumaça que afetaram a qualidade do ar em vastas regiões da Amazônia, especialmente entre os meses de setembro e outubro de 2024, com graves prejuízos à saúde das comunidades próximas e agravando a crise ambiental.

A área desmatada e queimada está localizada em uma região de difícil acesso, nos limites dos municípios de Boca do Acre/AM e Pauini/AM, possivelmente escolhida de maneira estratégica para dificultar a ação dos órgãos de fiscalização ambiental.

Esse isolamento favoreceu a prática reiterada de crimes ambientais, como o desmatamento e a provocação de incêndios, longe da vigilância efetiva das autoridades, facilitando a exploração predatória e a impunidade, e criando um ambiente propício para a realização dessas atividades ilegais em larga escala.

A operação cumpre 10 mandados judiciais expedidos pela 7ª Vara Federal da Justiça Federal do Amazonas, incluindo prisão, buscas e apreensões e cautelares diversas da prisão, nos municípios de Campinas/SP, Boca do Acre/AM e Pauini/AM.

A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens móveis e imóveis de todos os investigados, incluindo o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de patrimônio, visando garantir a reparação dos danos causados ao meio ambiente, no montante acima informado (R$ 138 milhões).

O líder do esquema criminoso, identificado como o principal financiador e articulador das operações ilegais, reside em condomínio de luxo em Campinas/SP. Ele, juntamente com outros envolvidos, está sendo investigado por crimes como desmatamento, provocação de incêndio, impedimento de regeneração da vegetação, falsidade ideológica e associação criminosa.

A Operação Dracarys, que integra o Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas, é um marco no combate às práticas criminosas que assolam a Amazônia Legal, bioma reconhecido pela comunidade internacional como essencial à saúde do planeta, e reforça o compromisso da Polícia Federal em preservar o patrimônio natural do Brasil e assegurar a responsabilização dos criminosos que lucram com a devastação da Amazônia, ademais de desestimular práticas ilícitas em detrimento do meio ambiente.

A palavra “dracarys”, nome da operação, significa “dragão de fogo” na linguagem ficcional da obra literária “A Guerra dos Tronos”, de George R. R. Martin.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Em razão do Enem e feriado de Finados, Prefeitura aumenta frota de ônibus na capital

Marcio Nunes

Acre contribui com a definição das 100 propostas de políticas públicas nacionais de meio ambiente para o enfrentamento à crise climática

Raimundo Souza

PF faz operação de combate à corrupção e ao desvio de recurso público na prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Acre

Jamile Romano

Fazedores de cultura e comunidade artística participam de Fórum Integrado de Arte e Patrimônio Cultural

Marcio Nunes

Petecão propõe criação do Programa Nacional de Habitação Sustentável na Amazônia

Marcio Nunes

Acre tem previsão de céu nublado e chuvas intensas nesta quarta-feira (22), diz Censipam

Jamile Romano