27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Energisa orienta sobre cuidados no período chuvoso

Publicado em 11/01/2024 10:01

Queda de objetos na rede elétrica, alagamentos e raios são algumas situações que podem acontecer no período chuvoso. Para evitar acidentes, a Energisa Acre alerta a população sobre os principais cuidados com a rede elétrica durante as chuvas. A distribuidora também montou um plano de atendimento para o atender as ocorrências nesse período.

A Energisa tem aplicado seu plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para o restabelecimento com o menor tempo em regiões mais afetadas.

“Para enfrentar emergências neste período de chuvas, investimos em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência. Por meio do Centro de Operação Integrado realizamos monitoramos o sistema elétrico 24 horas por dia, além de a previsão do tempo em todas as regiões”, explica o gerente de Operações da Energisa Acre, André Amarante.

Nesse período, as chuvas e os fortes ventos podem provocar a queda de árvores na rede elétrica, além de outros objetos, que podem provocar a ruptura de cabos elétricos e a interrupção do fornecimento de energia. “A orientação ao encontrar um cabo partido é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o cabo, devido ao risco de choque elétrico. A Energisa deve ser acionada imediatamente para fazer os reparos na rede elétrica com segurança”, orienta André.

Em caso de descargas atmosféricas, a recomendação é retirar os eletrodomésticos da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia. Outra recomendação importante é sobre os cuidados que devem ser adotados em caso de alagamentos. Os moradores devem desligar o disjuntor e todos os equipamentos eletrônicos. Caso o disjuntor, já esteja numa área alagada, os consumidores devem evitar e mexer e acionar a concessionária que adotará as medidas de segurança.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve contatar a Energisa pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; Site www.energisa.com.br; Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br ou Call Center – 0800 647 7196.

Mais dicas de segurança

-Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

-Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

-Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS)

-Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;

-Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Para fortalecer atendimentos de saúde em presídios, Sesacre forma grupo condutor e adere ao Mais Médicos Prisional

Jamile Romano

Detran terá horário de atendimento diferenciado durante esta semana; confira

O Rio Branco

Em Brasília, Bocalom busca recursos para projetos estratégicos para a capital

Marcio Nunes

Filha de Eduardo Velloso tem alta da UTI e não corre risco de morte

Jamile Romano

Governo do Acre divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2024

Jamile Romano

Em defesa de Gladson, Pedro Longo diz que denúncia ainda não foi aceita pelo STJ

Marcio Nunes