23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Política

Em quem Fachin buscou inspiração para a posse na presidência do STF

Publicado em 28/09/2025

Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal Foto: Bruno Moura/STF

De perfil discreto, próximo presidente da Corte não quis festa, ao contrário de Barroso, seu antecessor no cargo

(Por Eduardo Barretto – ESTADÃO)

O ministro Edson Fachin, que assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 29, buscou inspiração na posse da ex-ministra Rosa Weber no cargo. De perfil discreto, Fachin não quis festa após a cerimônia, diferentemente do atual presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que comemorou o começo e o fim de sua gestão cantando ao lado de bandas.

Recentemente, ao ser consultado sobre os detalhes de sua posse à frente do tribunal, Fachin perguntou a auxiliares como havia sido o protocolo nas cerimônias de Barroso e de Rosa, as duas últimas gestões. Fachin, então, decidiu que gostaria de se espelhar na ex-ministra. Durante os 12 anos no STF, Rosa manteve uma postura reservada e deu raras declarações públicas.

O último a assumir a presidência do STF foi Barroso, em 2023. Na cerimônia no plenário, o Hino Nacional foi cantado por Maria Bethânia. A festa após a posse, bancada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), teve um show do sambista Diogo Nogueira, que cantou com o ministro.

Na última quinta-feira, 25, Barroso fez uma celebração para se despedir da presidência do STF. Também custeada por entidades da magistratura, a comemoração contou com Barroso cantando sambas clássicos. Nenhum ministro do Supremo compareceu.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF vê possibilidade de Bolsonaro pular muro de casa, diz colunista

Raimundo Souza

Com cartaz “Pix é do Brasil”, Lula diz que sistema assusta os EUA

Vitória Lopes

Governo Lula prevê cortar 11 a cada 100 benefícios em pente-fino do BPC

Jamile Romano

Maduro desembarca em NY sob forte escolta policial e é levado para centro de detenção; veja vídeo

Raimundo Souza

Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas

Raimundo Souza

Perfil de Bolsonaro no X foi invadido, diz filho

Jamile Romano