22.8 C
Rio Branco
segunda-feira, 20 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Eleições 2026: Mutirão para regularizar título começa hoje em Rio Branco

Publicado em 20/04/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

Inicia nesta segunda-feira (20) o mutirão da Justiça Eleitoral para os cidadãos de Rio Branco que precisam regularizar sua situação antes das Eleições de 2026. O atendimento ocorre no auditório do Detran, das 8h às 15h, e segue como a última oportunidade para quem deseja votar no dia 4 de outubro.

Com o início da ação, houve mudanças nos locais de atendimento: a OCA e a Central de Atendimento ao Eleitor suspenderam temporariamente os serviços relacionados ao cadastro eleitoral. Agora, quem precisa tirar o primeiro título, transferir o domicílio, atualizar dados ou quitar multas deve se dirigir exclusivamente ao ponto concentrado no Detran.

O dia 6 de maio marca o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país. Após essa data, nenhuma alteração poderá ser feita até o fim do pleito. Estar com o título irregular gera restrições que vão além das urnas, impedindo o cidadão de:

Obter passaporte ou RG;

Tomar posse em cargos públicos;

Renovar matrícula em instituições de ensino público;

Obter empréstimos em caixas econômicas federais ou estaduais.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos. O alistamento é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos. Jovens de 15 anos que completarem 16 até o dia da eleição já podem solicitar o documento no mutirão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre inaugura “Closet Solidário” para acolhimento de vítimas de violência doméstica e sexual

Raimundo Souza

Prefeitura garante transporte de produção e travessia de ribeirinhos isolados na zona rural de Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco prorroga situação de emergência por mais um ano e reforça ações de atendimento à população

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no Dia Mundial de Combate ao Mosquito

Marcio Nunes

Governador sanciona Programa Estadual de Aquisição de Alimentos e reforça apoio ao produtor rural da agricultura familiar

Marcio Nunes

Litigância de má-fé: homem é condenado por cobrar aluguel de sua ex-companheira

Jamile Romano