22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Inclusão: Prefeito destaca importância da capacitação dos profissionais da educação

Publicado em 08/04/2025

Visando qualificar os professores das redes municipais e estaduais de ensino, o Instituto Bem-Estar realizou a entrega de mais de 1000 certificados de conclusão de Pós-Graduação em Autismo e Gestão de Educação para docentes de todo o Estado do Acre. Os professores das escolas municipais de Rio Branco também participaram da especialização que é fruto de uma emenda de quase R$ 4 milhões, do deputado estadual Fagner Calegário.

O instituto tem como finalidade prestar assistência e atendimento às comunidades menos favorecidas, promovendo atividades e desenvolvendo projetos culturais, educacionais, esportivos entre outros, assim como, oferecer e desenvolver a educação profissional.

Segundo Calegário, a ideia de contemplar os professores da rede municipal é garantir que as crianças recebam uma assistência especializada.

“Só quem ganha com isso é a nossa cidade, principalmente os pais que precisam deixar seus filhos na creche e vão contar com um cuidador, professor ou monitor de sala especializado no assunto. Pois, não podemos deixar de mencionar que o autismo e os transtornos comportamentais vêm crescendo e precisamos preparar o nosso quadro de professores.”

De acordo com Kariny Lins, presidente do Instituto é necessário que os professores tenham uma especialização para ofertarem uma didática que inclua o aluno que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“É de suma importância porque hoje em dia, com o aumento dos casos de crianças atípicas, é importante focar muito e trazer mais conhecimento aos professores da rede da educação para que eles tenham essa ideia de como se portar diante da sociedade.”

Para Natan Trindade, servidor da rede municipal, a pós-graduação vem como uma oportunidade para que os profissionais possam estar se qualificando e aprendendo algo novo, principalmente em relação as especificidades.

“Para nós, servidores agraciados com essa pós, é de suma importância para aprendermos, porque é algo novo. Então, estamos aprendendo e essa pós, veio para especializar muito mais e trazer informações novas. Saber como lidar, para onde seguirmos com o tratamento, cuidado e com as leis que regem para ficarmos amparado na parte do cuidar, saber e ensinar.”

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pela primeira vez em 108 anos, uma mulher assume o subcomando da Polícia Militar do Acre

Raimundo Souza

Ufac abre concurso com 40 vagas para professor efetivo e cadastro de reserva

Kevin Souza

O Boticário traz caixa gigante de presente para o Natal de Rio Branco

Marcio Nunes

Governo do Acre lança pacote de R$ 350 milhões em obras e anuncia retomada da Orla do Quinze

Falha em bomba compromete abastecimento de água em três regiões de Rio Branco

Redacao

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

Marcio Nunes