22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Dino diz que decisão sobre Ramagem não afeta pacto entre Poderes

Publicado em 14/05/2025

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (14), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a análise feita pela Primeira Turma da Corte sobre a decisão da Câmara que havia travado a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

A afirmação foi feita durante julgamento que envolve as tarifas cobradas em cemitérios de São Paulo. O ministro disse que o julgamento do colegiado não fere a separação de Poderes, conforme o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), argumentou no recurso à decisão.

“Esses dias a Primeira Turma, presidida pelo ministro Zanin, em tema relatado pelo eminente ministro Alexandre de Moraes, se defrontou com esta ideia, de que a separação de Poderes impediria a Primeira Turma de se pronunciar sobre uma decisão da Câmara”, afirmou.

Para Dino, se um órgão do Supremo não puder analisar entendimento fixado pelo Congresso, haveria a dissolução da República. “Ora, se assim fosse, nós teríamos uma dissolução da República. Porque aí cada Poder e cada ente federado faz a sua bandeira, o seu hino, emite a sua moeda e aí, supostamente, se atende a separação dos Poderes”, completou.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes manda suspender X no Brasil após empresa não cumprir intimação

Raimundo Souza

Acre registra caso suspeito de envenenamento por metanol, informa Secretaria de Saúde

Kevin Souza

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

Jamile Romano

Galípolo vê Brasil mais protegido da volatilidade que outros países

Marcio Nunes

Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

Marcio Nunes

Concurso Público: inscrições abertas e próximos editais da área tribunal!

Raimundo Souza