22.1 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Publicado em 02/03/2024

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Mobilização é para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos

Publicado em 02/03/2024 – 08:15 Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil – Brasília

ouvir:

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue, é fazer uma ação integrada de mobilização nacional em todas os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.

Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização nacional pretende reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Segundo o Ministério, a ação terá a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Nesta semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários estaduais de Saúde do país para mobilizar os estados em torno da iniciativa e reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Durante o encontro, a ministra enfatizou a necessidade da união dos entes da federação para o enfrentamento do surto da doença.

“Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença. Outros 651 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país neste momento é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Campanha

governo federal lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue. O conteúdo sugere ao cidadão que separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criadouros estão nos domicílios.

A ideia é que esse tempo é suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

(Agência Brasil)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inep divulga locais de prova do Enem e Educação do Acre realiza aulão neste sábado

Raimundo Souza

Maioria das demissões em Rio Branco ocorre por iniciativa dos próprios trabalhadores, aponta pesquisa

Kevin Souza

Sesacre promove capacitação sobre manejo de pacientes vítimas de queimaduras

Redacao

Com presença do governador, Ministério Público do Acre encerra projeto Eu Digo Não à Corrupção

Marcio Nunes

Rio Branco confirma mais de 770 casos de dengue em 2023 e Saúde alerta para risco de epidemia

Jamile Romano

Com mais de 160 profissionais certificados, governo fortalece o turismo por meio de parcerias

Marcio Nunes