27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco confirma mais de 770 casos de dengue em 2023 e Saúde alerta para risco de epidemia

Publicado em 04/01/2024 12:01

Mais de 770 casos de dengue foram confirmados em Rio Branco entre 1º de janeiro e 12 de dezembro de 2023, segundo aponta um boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com o levantamento, 9.123 casos foram notificados no período, e 779 testaram positivo. Ainda há 510 casos em investigação, e não houve óbitos causados pela doença no ano passado.

O boletim chama atenção para o crescimento da curva de notificações a partir da semana epidemiológica nº 43, a última semana do mês de outubro, o que indica risco de epidemia de dengue.

Em meio a esse cenário, a Semsa iniciou nesta quarta-feira (3) um mutirão com 130 agentes de endemias e mais de 100 servidores da zeladoria municipal para conscientizar sobre os riscos da doença e fazer a limpeza de ruas e quintais.

O primeiro bairro escolhido para a ação foi o Sobral, e a ação deve continuar ao longo do mês de janeiro. A secretária Sheila Andrade ressalta que é preciso que os moradores colaborem com a ação e permitam a entrada dos agentes.

“É preciso que a população entenda que ela tem um papel fundamental na prevenção. Muitas pessoas não permitem que os nossos agentes entrem em suas casas, e não têm o cuidado que a gente sempre está falando. A gente precisa entender e respeitar o nosso período do inverno amazônico, que é onde há probabilidade maior de crescimento do mosquito da dengue. Todo e qualquer lugar, por menor que seja, como uma tampinha de garrafa PET, eles conseguem depositar os seus ovos. Então, nós precisamos entender que dengue é uma doença grave, a dengue mata. Se a gente não se cuidar, o município de Rio Branco pode ter uma epidemia entre janeiro e fevereiro, muito forte, e muitas pessoas podem vir a óbito”, declarou.

Artigos Relacionados

Governador visita sede do Idaf, anuncia prorrogação do último concurso, e pode chamar 50 novos servidores

Marcio Nunes

Prefeitura e Governo alinham estratégia para Inauguração da Via Chico Mendes

Marcio Nunes

Paciente consegue na Justiça fornecimento de medicamento não disponível no SUS

Jamile Romano

Suspeito de roubar joias avaliadas em R$ 100 mil é preso no interior do Acre

Jamile Romano

Governo organiza revitalização e atividades culturais e esportivas

O Rio Branco

Governador participa de teleconferência com governadores do Consórcio Amazônia Legal e pactua ações importantes

Marcio Nunes