24.9 C
Rio Branco
segunda-feira, 4 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Cultura na Praça leva arte, música e tradição ao centro de Rio Branco neste domingo

Publicado em 19/03/2026

 

A 1ª edição do Cultura na Praça será realizada neste domingo, 22. O evento terá inicio às 16h, no coreto da Praça Povos da Floresta, em Rio Branco. O projeto promete reunir arte, música e manifestações culturais, sendo gratuito e aberto a todas as idades e conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Fundação de Cultura Elias Mansur (FEM).

A proposta é transformar o espaço público em um grande ponto de encontro cultural, valorizando artistas locais e proporcionando uma programação diversificada. Entre as atrações estão apresentações musicais, poesia, capoeira, recreação infantil e expressões tradicionais da cultura acreana. O evento também contará com uma feira de economia criativa, com oferta de comidas regionais e produtos locais.

A programação começa às 16h com o “Acreane-se: Tour das Praças”, um passeio guiado pelo centro histórico da capital. A atividade tem saída na Praça da Revolução e convida os participantes a conhecerem mais sobre a história, os personagens e os monumentos que ajudaram a construir a identidade cultural do Acre. O tour é conduzido por guias credenciados e tem participação gratuita.

Ao longo da tarde e da noite, o público poderá acompanhar o Cortejo das Artes, apresentações de grupos culturais como Maracatu Pé Rachado, Afoxé Omo Aláde, Vivarte e Jabuti Bumbá, além de atrações como o palhaço Microbinho, a Liga Acreana de Capoeira, intervenções de slam e shows de artistas locais, como Sandra Mello e Duda Modesto.

A iniciativa busca fortalecer o acesso à cultura, incentivar a ocupação dos espaços públicos e valorizar as tradições regionais. A expectativa é reunir famílias, jovens e visitantes em uma grande celebração da identidade acreana.

Além do dia 22, o “Acreane-se: Tour das Praças” também será realizado nos dias 28 e 29 de março, ampliando as oportunidades para quem deseja conhecer a história da capital.

Serviço

  • Coreto da Praça Povos da Floresta
  • 22 de março (domingo)
  •  A partir das 16h

O Cultura na Praça conta com o apoio de diversas instituições, entre elas RAC, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Rio Branco, Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Singtur-Acre, Acisa e Ministério da Cultura, refletindo o amplo engajamento institucional em torno da valorização da cultura acreana.

[Agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli confirma encontro com Marcus Alexandre para selar possível aliança

Marcio Nunes

Feijó terá primeira indústria de açaí com Indicação Geográfica da fruta no Brasil

Marcio Nunes

Operação Shamar prende homem acusado de agredir ex-companheira em Porto Acre

Kevin Souza

Incêndio destrói casa em Tarauacá e vizinho salva idosa de 94 anos: “Foi por pouco”

Kevin Souza

Grande procura marca primeiro dia de matrícula para cursos da Escola de Música do Acre

Kevin Souza

Acre ocupa 8º lugar entre estados que associam crescimento econômico a sustentabilidade

Marcio Nunes