27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

COP 28; Mulheres e crianças são 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais, alerta Socorro Neri

Publicado em 03/12/2023 12:12

No painel Mulheres por Justiça Climática: Diálogos intergeracionais entre jovens ativistas e lideranças femininas em espaços de poder, realizado na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas(COP-28),em Dubai(Emirados Árabes),a deputada Socorro Neri(PP) ressaltou a urgência de ampliar a liderança e o engajamento feminino em todas as esferas decisórias de poder.
Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e moderado pela parlamentar acreana, o painel buscou refletir como a ação das mulheres, de diferentes gerações, tem sido fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas, ” exatamente pelo fato de mulheres e crianças serem 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais”.
No evento, a parlamentar ressaltou ser essencial criar espaços onde as mulheres possam ter voz ativa, compartilhar e contribuir com suas idéias, sobretudo diante de dados que apontam que 72% das pessoas que vivem em extrema pobreza e que são vulneráveis a desastres ambientais são mulheres. ”Estamos reunidos para discutir a Justiça Climática, com um olhar atento às questões da Juventude, Protagonismo Feminino, Igualdade de Gênero e Racismo Ambiental”, enfatizou.
Inclusão da Mulher
Socorro Neri reiterou ser fundamental incluir o gênero feminino no processo de tomada de decisões e formulação de políticas ambientais, ”incentivando as mulheres a engajar-se na agenda climática e convocando novas gerações a contribuir com esta causa vital”.
Neri destacou que a COP 28 é uma oportunidade ímpar de diálogo intergeracional que visa estabelecer conexões entre jovens ativistas e lideranças femininas em espaços de poder. A Conferência, segundo a deputada, é um momento crucial para refletir sobre o papel das mulheres e das gerações mais jovens como agentes de transformação, promovendo ações que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas, propondo políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis.

Artigos Relacionados

Concurso de ornamentação natalina vale para bares, restaurantes e comércio em geral, premiação chega a 300 mil

Marcio Nunes

Eduardo Velloso pede afastamento da câmara federal por 4 meses

Marcio Nunes

Salário mínimo em 2024: Saiba qual vai ser o valor pago no ano que vem

Jamile Romano

Acre registra menor índice de desemprego dos últimos 11 anos

Marcio Nunes

Governo irá ampliar ações de educação profissionalizante ofertadas pelo Ieptec

Jamile Romano

Sesacre lança novo formato de receituários que facilita para profissionais e usuários

Marcio Nunes