27.5 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com o tempo seco e a chegada do ‘inverno amazônico’, Acre tem meta de vacinar mais de 300 mil pessoas contra a gripe

Publicado em 04/09/2024

O Acre vem passando por um período delicado de calor extremo, alta poluição do ar e crise hídrica, fatos que levaram o Acre a decretar emergência ambiental desde o final de julho. Pensando nessa particularidade da região, o Ministério da Saúde iniciou oficialmente a campanha contra a gripe na Amazônia, que contempla, além do estado acreano, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A meta é que as doses imunizem 310 mil pessoas no estado. Em 2023, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, para atender às particularidades climáticas da região, que inicia nesta época do ano o “inverno amazônico”. Este é o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Vacinação contra gripe é importante para combater síndromes respiratórias. Foto: Foto: Luan Martins/Sesacre

Porém, segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, o Acre já recebeu 98 mil doses contra a gripe e já abasteceu todos os municípios, iniciando a campanha ainda em julho, diante das mudanças climáticas.

“O estado do Acre recebeu doses antecipando a campanha. Então, nós estamos vacinando contra a influenza desde o dia 10 de julho. A gente começou por crianças e idosos e depois fomos ampliando para trabalhadores de saúde e logo depois para a população geral”, explicou.

A coordenadora explicou, ainda, que a atualização da caderneta de vacina é uma forte aliada no combate de síndromes respiratórias, que são comuns nessa época do ano e acabam gerando superlotação nas unidades de saúde.

“Em tempos de muita umidade ou seca extrema, a qualidade do ar favorece a circulação de vírus e bactérias que comprometem nossos órgãos que estão sendo afetados no momento. Então, se o ar está ruim, teremos comprometimento da função do pulmão e isso favorece as doenças respiratórias. Estar imunizado contra as doenças que já existem diminui os riscos”, orienta.

A vacina pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade em qualquer cidade do estado.

“Nenhum município está em desabastecimento, mas continua ainda uma procura muito baixa. Me preocupa esse perfil que a população está tendo de só procurar vacina quando o caos já está instalado, mas estamos firmes com ações de vacinação em todo o estado. Os municípios não têm medido esforços. Apesar da seca estar dificultando o acesso da população ribeirinha, as equipes estão conseguindo levar as vacinas para a área rural e ribeirinha, porque o rio está intrafegável, mas a gente vai continuar com a vacinação até o Ministério da Saúde permitir”, salienta.

Qualquer pessoa a partir dos seis meses pode se vacinar contra a gripe. Foto: cedida

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Cada município, em todos os estados da região, realizará o seu próprio Dia D de mobilização.

O Ministério da Saúde reforça que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Entre os sinais e sintomas mais comuns estão coriza, febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo. O Ministério da Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e procurar uma unidade de saúde em caso de agravamento dos sintomas.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí discute próximos passos de integração regional entre Acre e Peru

Marcio Nunes

Ifac na 50ª Expoacre: abertas sessões para planetário, observação em telescópios e experimentos científicos

Jamile Romano

Mailza recebe título de Cidadã Xapuriense e se torna mais nova conterrânea da histórica cidade do Alto Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco inaugura sala de videomonitoramento com 450 câmeras e reforça segurança na capital

Marcio Nunes

Com apoio de 11 dos 14 vereadores de Cruzeiro do Sul, Mailza Assis consolida força política no Vale do Juruá

Alessandra Karoline

Polícia Militar forma mais de 200 alunos no Proerd em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza