27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Acre recebe novo medicamento que facilita tratamento contra HIV

Publicado em 16/01/2024 08:01

Um avanço significativo no tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) chega ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Acre, com a incorporação do medicamento Dovato. A novidade consiste na combinação dos antirretrovirais dolutegravir e lamivudina, ambos já disponíveis no SUS, em um único comprimido diário.

O Estado do Acre recebeu cerca de 7.500 comprimidos na primeira remessa e já está realizando a distribuição aos pacientes no Serviço de Assistência Especializada (SAE).  Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia combinações complexas de medicamentos de diversas classes, mas, com o Dovato, os pacientes agora têm a praticidade de ingerir uma dose única por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a terapia de um comprimido será gradual e contínua, destinada a pacientes com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias/ml no último exame e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023.

“Essa incorporação do Dovato é uma conquista significativa para os pacientes com HIV no Acre. A simplificação do tratamento com um único comprimido diário representa um avanço importante, tornando a terapia mais acessível e eficaz”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Entre 2017 e 2021, o HIV causou a morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil, tornando a chegada do Dovato uma esperança para melhorar a eficácia do tratamento e reduzir as estatísticas de óbitos relacionados à doença.“O novo medicamento no SUS é uma vitória na luta contra o HIV. A terapia simplificada não apenas facilitará a adesão dos pacientes, mas também tem o potencial de transformar positivamente a qualidade de vida daqueles que vivem com o vírus”, ressaltou Jozadaque Beserra, Chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Ministério das Comunicações libera a ampliação do sinal de Tv Digital Rio Branco

O Rio Branco

Suspenso há 4 anos devido a pandemia da Covid-19, Festival do Povo Arara é realizado este fim de semana

Jamile Romano

No Acre, mulher terá que pagar aluguel pelo tempo que residiu em casa de idoso após término do relacionamento

Jamile Romano

Com show de Wanderley Andrade praça da revolução reúne mais de 8 mil pessoas no centro de Rio Branco

Jamile Romano

Inscrições para concurso da Sefaz se encerram nesta quarta

Jamile Romano

MPAC discute parceria com a Prefeitura de Rio Branco para descaracterização de roupas doadas pela Receita Federal

Jamile Romano