28.3 C
Rio Branco
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Panorama Político

Governador fala em assassinato de reputação e afirma que responde aos ataques com ações em favor da coletividade

Publicado em 10/02/2026

Na posse dos novos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), nesta segunda-feira, 09, o governador Gladson Cameli (PP) mandou um recado aos adversários. “Eu quero dar um recado aqui. Eu quero dizer para os meus adversários, que as respostas que eu dou para ele contra o assassinato de reputação que estão fazendo com minha imagem, eu respondo com isso aqui nomeando pessoas para nos ajudar a diminuir as diferenças”, disse.

Bem ao seu estio, o governador acrescentou: “E mais ainda, pode bater, que é igual massa de bolo, quanto mais bate, mais fofo fica”, concluiu. Claro e evidente que os adversários do governador estão torcendo para que ele seja condenado e impedido de ser candidato ao Senado, pois sabem que Cameli é imbatível nas urnas. Sabem também que quem ele apoiar terá amplas chances de ocupar a segunda vaga.

A solenidade contou com a presença de autoridades, servidores e convidados, no auditório da autarquia. Ao comentar o cenário político e os ataques que afirma sofrer de adversários, o governador afirmou que sua resposta tem sido baseada em ações concretas de governo e na expansão de políticas públicas, na capital e interior do Acre.

“Eu não poderia deixar de mandar um recado para os meus adversários. As respostas que eu dou para eles, contra o assassinato de reputação que estão fazendo com a minha imagem, eu respondo com isso aqui, nomeando pessoas para nos ajudar a diminuir as diferenças”, afirmou o governador.

Na sequência, em tom mais descontraído, Cameli também afirmou que não se intimida com as críticas. O governador comparou os ataques à preparação de uma massa de bolo. “Pode bater, que é igual massa de bolo: quanto mais bate, mais fofo fica”, disse. Ele foi bastante aplaudido pelo público presente.

O governador destacou ainda a satisfação em participar da solenidade e reforçou que mantém coerência no discurso e nas atitudes adotadas ao longo de sua gestão. “Estou muito feliz por estar aqui com as senhoras e senhores nesta tarde”, completou. Cameli desejou boa sorte aos novos servidores efetivos do Detran reconheceu o excelente trabalho desenvolvido pela presidente do Detran, Taynara Martins.

A solenidade marcou a posse de 91 novos servidores aprovados em concurso público, que irão reforçar o atendimento do Detran em mais de dez municípios acreanos. Os profissionais assumem cargos como agente de autoridade de trânsito, examinador, assistente, pedagogo, engenheiro civil, analista de sistema e analista de trânsito, fortalecendo a estrutura do órgão em diferentes áreas.

Responsabilidade
Deputado Manoel Moraes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), defendeu a gestão estadual, exaltou a importância das emendas parlamentares e pediu equilíbrio no debate político. Ele reconheceu a existência de problemas no Estado, mas afirmou que o Acre “tem rumo” e que as críticas precisam ser feitas com responsabilidade.

Avanços
Manoel Moraes destacou o clima de união entre os parlamentares e destacou a presença do governador na Casa no reinicio dos trabalhos, semana passada, quando, segundo ele, foram apresentados avanços e dificuldades enfrentadas pela gestão. Para o líder do governo, os desafios não são exclusivos do Acre. “Problemas existem no mundo inteiro, no Brasil inteiro. O Acre não é uma exceção”, afirmou.

Sem discriminação
Moraes respondeu às críticas feitas pela oposição, especialmente em relação à liberação de emendas parlamentares. Segundo ele, o governo tem tratado todos os deputados de forma justa, sem discriminação política, garantindo que os recursos cheguem diretamente às comunidades. Manoel Moraes afirmou que as emendas permitem aos parlamentares identificar, com olhar próprio, onde os recursos são mais necessários.

Tribuna Livre
Programa Tribuna Livre, desta segunda-feira, 10, na TV Rio Branco-Rede Cultura, recebeu o presidente regional do PSD, senador Sérgio Petecão, pré-candidato ao Senado. Apesar de apareceu nas ultimas posições nas pesquisas de intenções de votos, o senador afirmou que se sente otimista e acredita em sua terceira vitória consecutiva.

Apoio das prefeituras
Ainda segundo o senador, dos 22 prefeitos acreanos, sua candidatura terá apoio de 20. Somente o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) e o de Cruzeiro do Sul, Zequina Lima (PP). Petecão afirmou que tem usado suas emendas parlamentares para ajudar todas as prefeituras, sem levar e em conta as cores partidários ou ideologias dos prefeitos.

Fato inédito
Caso consiga ser reeleito em outubro, Petecão será o primeiro senador a conquistar, na Nova República, três mandatos consecutivos. Em Alagoas, o senador Arnon de Mello, pai do ex-presidente e ex-senador Collor de Melo, conseguiu três mandatos consecutivos (1962-1970 e 1978), passando 24 anos no Senado, mas isso ocorreu na camada Velha República. Na Nova República, que começou em 1985, só Arnon de Melo conseguiu.

Refugou
Jorge Viana refugou e não será mais candidato ao senado pelo PT. No fim do ano passado, quando plantaram notícia na imprensa nacional e repercutiram no Acre que Viana seria ministro, de imediato afirmei que era fake news. Na verdade, ele queria encontrar uma saída honrosa para desistir.

Seria a terceira derrota
Em 2018, Jorge Viana tentou a reeleição no senado, mas foi derrotado pelo senador Marcio Bittar, que foi identificado como candidato da direita. Quatro anos depois, em 2022, Viana tentou voltar ao governo, compondo capa com o ex-prefeito Marcus Alexandre, numa chapa 100% petista, mas foram triturados pelo governador Gladson Cameli (PP). Viana fez as contas e viu chances reais de amargar a terceira derrota. Por isso, saiu fora.

Pode negar
Claro que ele ainda não confirmou pessoalmente sua desistência, mas nem precisa. A pré-candidatura dele já nasceu morta diante da do governador Gladson Cameli (PP), que já confirmou sua parceria com o senador Marcio Bittar (PL). Quem ousar entrar nesse imprensado, vai perder tempo.

Acordo em Brasília
Fontes seguras garantem que um acordo em Brasília com a direção nacional do PT, cela parceria entre o partido e o senador Sérgio Petecão (PSD). Fiel ao governo petista no plano federal, Petecão seria recompensado com o PT e os demais partidos de esquerda apoiando sua reeleição. Viana continuaria na presidência da Apex Brasil ,ganhando três vezes mais que um ministro de Estado.

Time reforçado
Doutor Jonathan Santiago, ex-secretário municipal de Gestão Administrativo e Articulação Institucional, foi oficialmente nomeado para um cargo em comissão no gabinete da vice-governadora, Mailza Assis (PP). O decreto foi assinado pelo governador Gladson Cameli (PP).

Tchê deixa a Seagri
Governo Gladson Cameli oficializou a troca no comando da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), nesta segunda-feira,09. Com a mudança, Luís Schafer, o “Tchê”, deixa o cargo de secretário e retorna à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde exercerá o mandato de deputado estadual. Temyllis Lima da Silva, que era diretora de Administração e Finanças, assume a titularidade da pasta. O deputado Marcus Cavalcante, que ocupava a vaga de Tchê, volta a ser suplente.

 

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Movimento pela anistia dos envolvidos nos atos de oito de janeiro começa no Acre

Marcio Nunes

Como a polarização pode ser usada para fortalecer a democracia

Marcio Nunes

Socorro Neri entra na disputa pra valer; com ela não tem jogada para galera

Marcio Nunes

Prêmio de Comunicação do Governo valoriza profissionais da imprensa e fortalece jornalismo acreano

Antonio Muniz

Deputado Fernandes defende protagonismo do Acre no novo corredor de exportação via Porto de Chancay

Jamile Romano

Bocalom toma posse e afirma que equipe será definida até o doa 25

Marcio Nunes