22.7 C
Rio Branco
segunda-feira, 20 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo e empresários alinham estratégias para fortalecer segurança no Parque Industrial de Rio Branco

Publicado em 16/01/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e empresários do setor produtivo alinharam na quinta-feira, 15, um conjunto de estratégias para reforçar a segurança no Parque Industrial de Rio Branco, no Segundo Distrito, após registros recentes de crimes patrimoniais, como roubos e furtos na região. A reunião foi realizada no Comando do 2º Batalhão da Polícia Militar e teve encaminhamentos objetivos voltados à prevenção, resposta rápida e fortalecimento da atuação integrada entre poder público e iniciativa privada.

Entre as medidas pactuadas estão o reforço das guarnições policiais na localidade, a intensificação das rondas ostensivas pela região e a criação de um canal direto de comunicação entre empresários e as equipes de serviço do 2º Batalhão, o que permitirá o acionamento mais ágil em situações de risco. A Polícia Militar também reforçou a importância do registro de boletins de ocorrência em novos casos, pedido que foi acolhido pelos empresários como instrumento essencial para o mapeamento das ocorrências e definição de ações mais eficazes a partir de indicadores oficiais.

Estratégias foram debatidas no Comando do 2° Batalhão da Polícia Militar em Rio Branco. Foto: Emely Azevedo/Seict

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou a relevância econômica e social do Parque Industrial e anunciou investimentos estruturantes em tecnologia. “É um ambiente que reúne mais de 30 empresas e gera cerca de mil empregos diretos. Melhorar a segurança é condição básica para garantir trabalho, renda e atividade econômica. O governo implantará um sistema de monitoramento externo com inteligência artificial capaz de identificar pessoas, placas de veículos e movimentos fora do horário comercial de forma quase instantânea, fortalecendo a prevenção.”

A subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Poliana Maciel, ressaltou que o diálogo com os empresários permitiu ajustes operacionais importantes. “A reunião abriu espaço para esclarecer demandas, identificar áreas mais sensíveis dentro do parque e fortalecer o policiamento já existente. Estabelecemos um canal direto de comunicação diária com os empresários e reforçamos a necessidade dos registros formais das ocorrências, que são fundamentais para o trabalho preventivo e para a atuação integrada com a Polícia Civil em investigações”, explicou.

Subcomandante do 2º Batalhão, Poliana Maciel destacou importância de se registrar boletins de ocorrência e outras medidas. Foto: Emely Azevedo/Seict

Carlos Rocha, da indústria Acrepan e integrante da comissão de empresários do Parque Industrial, avaliou o encontro como positivo e trouxe a perspectiva de quem vivencia a rotina da região. “Saímos mais esperançosos. A insegurança afeta não só o patrimônio, mas também a contratação de trabalhadores, que temem ir para lá. Esse diálogo mostra que a solução passa pela união do poder público e do setor privado. Cada um fazendo sua parte, com planejamento e ações conjuntas, a tendência é melhorar a segurança e o ambiente de trabalho para todos”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Anitta entra em desespero após seu cachorro desaparecer

Raimundo Souza

Nova resolução redefine repasses federais para calamidades e impacta municípios do Acre

Kevin Souza

Defesa Civil monitora subida dos rios após alerta de chuvas intensas no Acre

Jamile Romano

Mais de 250 presos não retornam após saidinha de Natal; quatro são considerados de alta periculosidade

Kevin Souza

Cafés acreanos estão entre os 30 melhores do Brasil e se destacam em concurso nacional

Raimundo Souza

Governo divulga entidades socioassistenciais aptas ao Programa de Aquisição de Alimentos

Kevin Souza