22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri

Publicado em 12/04/2024

Com objetivo de reforçar a importância do apoio internacional para a conservação das florestas e melhoria de vida dos povos da floresta, a diretora do portfólio de Floresta do Fundo Investimento Climático (ICF) do Reino Unido no Brasil, Érika Melhoranse Gouveia, visitou a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, em Xapuri (AC), nesta quinta-feira, 11.

Erika Gouveia conheceu uma das iniciativas financiadas pelo Reino Unido, por meio do Programa REM, que concede incentivo financeiro às famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo.

No Acre, o Programa REM beneficia aproximadamente 600 extrativistas como o pagamento regular de subsídio para a borracha.

A agenda foi conduzida pela coordenadora geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, e a diretora executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e Elsa Mendoza, da consultoria internacional para a implementação do Programa REM Acre – Fase II.

A secretária executiva da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) no IMC, Andreia Reis, e o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Gerbson Francisco Nogueira Maia, também acompanharam a agenda.

A comitiva contou com uma visita à propriedade do ativista ambiental e primo de Chico Mendes, Raimundo Mendes, o Raimundão. O líder ambientalista relembrou os embates, desafios e conquistas ao lado do líder Chico Mendes.

Raimundão Mendes reforçou a importância da continuidade do apoio internacional, incluindo o Reino Unido, para o prosseguimento das políticas públicas de conservação e valoração das florestas e fez considerações importantes para novos projetos que unam a conservação com a melhoria de vida nas comunidades.

Em seguida, a diretora ICF do Reino Unido no Brasil visitou a Casa de Chico Mendes e a sede do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xapuri, que também conta com apoio financeiro do REM para ações de enfrentamento e combate ao desmatamento ilegal.

Ao falar da parceria internacional, Érika Gouveia reforçou o compromisso do Reino Unido na destinação de mais de R$ 3 bilhões ao Brasil para projetos voltados à proteção do clima e da natureza para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

Ela lembrou que, no ano passado, o chanceler britânico James Cleverly, em agenda oficial no Itamaraty e Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), firmou a parceria Reino Unido-Brasil para um Crescimento Verde e Inclusivo.

A iniciativa prevê investimentos em florestas, compartilhamento de conhecimentos, colaboração política e apoio a programas de agricultura sustentável , finanças climáticas e transição energética.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Curso de salgadeiro abre inscrições para mulheres da Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano

TRE-AC promove ação inclusiva no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Marcio Nunes

Flaviano Melo apresenta melhoras em quadro clínico mas segue em tratamento no Hospital Albert Einstein em SP

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco reclama de vendedores ambulantes por deixarem sujeiras em via pública: Veja o Vídeo

Raimundo Souza

Servidores do Iapen realizam visita técnica em sistema prisional dos estados do Alagoas, Ceará e Espírito Santo

Marcio Nunes

Após a vazante, Prefeitura de Rio Branco inicia plano de retorno das famílias para suas casas

Marcio Nunes