22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre figura entre os estados com menor conectividade digital no país

Publicado em 17/12/2025

 

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Acre permanece entre os estados brasileiros com menor nível de acesso à internet, mesmo diante do avanço expressivo da conectividade no país ao longo da última década.

Os dados fazem parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), com base na PNAD Contínua – módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), considerando o período entre 2013 e 2024. Segundo o estudo, em 2024, apenas 82% da população acreana com 10 anos ou mais havia acessado a internet ao menos uma vez nos três meses anteriores à pesquisa.

O índice coloca o Acre entre os três últimos colocados no ranking nacional, ao lado do Maranhão e do Amazonas. Na outra ponta da lista aparecem o Distrito Federal, Goiás e Rondônia, que registraram os maiores percentuais de acesso à rede no país.

Em nível nacional, o acesso à internet alcançou 89,2% da população com 10 anos ou mais, o equivalente a 165,1 milhões de pessoas. O crescimento é contínuo desde 2016, quando pouco mais de dois terços dos brasileiros utilizavam a rede. O telefone celular segue sendo o principal meio de conexão, presente na rotina de quase todos os internautas, enquanto a televisão conectada ganhou relevância nos últimos anos. Em contrapartida, computadores e tablets perderam espaço como ferramentas de acesso.

O estudo também revela que quase 89% dos brasileiros possuíam celular de uso pessoal em 2024, com maior presença entre mulheres, adultos de 30 a 59 anos, pessoas brancas e indivíduos com ensino superior completo.

Quanto ao uso da internet para fins culturais e de entretenimento, assistir a vídeos, séries e filmes lidera as preferências, seguido pelo consumo de músicas, rádios e podcasts. A leitura de conteúdos informativos, como notícias e livros, também aparece entre as atividades mais frequentes, enquanto os jogos eletrônicos têm maior adesão entre crianças e adolescentes.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o acesso à internet é mais intenso em praticamente todas as modalidades analisadas. Já o hábito de jogar se mostra mais comum entre o público de 10 a 14 anos e entre os homens.

Os números evidenciam que, apesar dos avanços tecnológicos no Brasil, o acesso à internet ainda apresenta fortes desigualdades regionais. No caso do Acre, os dados indicam a necessidade de políticas públicas e investimentos que ampliem a conectividade e reduzam as barreiras ao acesso digital no estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre apresenta diminuição nas taxas de pobreza e de extrema pobreza, segundo Instituto Jones dos Santos Neves

Jamile Romano

Acre deve ganhar mais de 110 unidades habitacionais pelo Minha Casa, Minha Vida em cidades com até 50 mil habitantes

Jamile Romano

Operação Renorcrim : Polícia Civil do Acre impõe prejuízo milionário de mais de R$ 5 milhões ao crime organizado

Jamile Romano

Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

Jamile Romano

Festa do Trabalhador reuniu milhares na Arena da Floresta ao som de Chiclete com Banana e destacou compromisso do governo do Acre com a valorização de sua população

Raimundo Souza

Eleições 2025: UFAC Divulga Edital para Escolha da Nova Diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Raimundo Souza