24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 5 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão reúne parlamentares do Brasil e do Peru para avançar em integração econômica e rotas logísticas pelo Acre

Publicado em 09/12/2025

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil–Peru, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), conduziu nesta terça-feira (9), uma reunião ampliada com congressistas peruanos, representantes diplomáticos, autoridades brasileiras e lideranças do setor produtivo, em Brasília.

O encontro teve como foco o fortalecimento da integração entre os dois países, com ênfase no desenvolvimento econômico, na infraestrutura logística, no comércio bilateral e na criação de alternativas estratégicas para o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico e do Peru ao Atlântico.

Participaram da comitiva peruana o embaixador Rómulo Acurio; o ex-presidente do Congresso do Peru, Eduardo Salhuana; os parlamentares Ilich López Ureña, Ana Zegarra Saboya e Eduardo Castillo Rivas; além de Alejandro Paredes Moreno, segundo-secretário da Embaixada do Peru. Também estiveram presentes Marcus Vinícius Ferreira e Saulo Barbosa, da empresa Infraplan Consultoria, responsável por estudo econômico e logístico sobre o comércio Brasil–Peru.

Do lado brasileiro, acompanharam a reunião o coordenador da bancada acreana, senador Alan Rick, e os deputados federais Socorro Neri, Coronel Ulisses e José Adriano, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e outras autoridades.

Ao longo do encontro, foram discutidos temas como integração energética, infraestrutura rodoviária e aduaneira, bioeconomia, comércio bilateral, rotas logísticas e a implementação de uma alternativa viária pela região do Juruá. Os parlamentares peruanos destacaram o potencial econômico, produtivo, tecnológico e comercial do país vizinho e reforçaram o interesse em ampliar investimentos conjuntos com o Brasil.

Petecão enfatizou que a consolidação das rotas entre Acre e Peru é estratégica para o desenvolvimento regional e criticou a falta de operação plena das estruturas brasileiras na fronteira. O senador lembrou que, embora a Estrada do Pacífico tenha sido concluída há mais de uma década, ainda há entraves que impedem seu uso pleno.

“É humilhante chegar à fronteira e ver a aduana peruana funcionando 24 horas enquanto, do lado brasileiro, às 17 horas não há mais ninguém. Temos uma estrada maravilhosa, mas faltam estrutura e prioridade. Sem resolver o anel viário de Brasiléia e a ponte sobre o Rio Iaco, tudo o que discutimos aqui cai por terra”, afirmou.

Ele também defendeu que o Acre seja efetivamente integrado às decisões sobre a Amazônia e reforçou a necessidade de avançar em soluções federais na área de logística e relações exteriores, especialmente no que envolve voos internacionais. Petecão criticou a ausência de rotas que contemplem diretamente o Acre e sugeriu alternativas.

“Um voo Manaus–Lima não atende o Acre. Por que não uma rota que passe por Puerto Maldonado, faça escala em Rio Branco e siga para Brasília? As empresas têm interesse, mas falta iniciativa do governo brasileiro”, disse.

A deputada Socorro Neri destacou a importância de incluir o Peru nas discussões sobre o bioma Amazônia e cooperação regional, enquanto José Adriano e Coronel Ulisses ressaltaram o potencial turístico, cultural e econômico que poderia ser impulsionado com a integração plena.

Como encaminhamento concreto, ficou acordado que a bancada federal acreana solicitará oficialmente uma reunião entre os presidentes do Brasil e do Peru, dedicada exclusivamente ao tema da integração fronteiriça, infraestrutura, comércio e desenvolvimento conjunto da região amazônica. Paralelamente, os congressistas peruanos farão o mesmo junto ao governo de seu país.

Também foi definido que será estruturado um trabalho conjunto entre parlamentares brasileiros e peruanos, com reuniões regulares, intercâmbio de informações e acompanhamento permanente das obras e políticas necessárias para o avanço da integração. A bancada do Acre recebeu convite para realizar uma visita oficial ao Congresso do Peru, onde o plano de ação conjunta será aprofundado.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis: Juntos pelo Acre em Ação

Raimundo Souza

Governo do Acre realiza mutirão para emissão do Cadastro da Agricultura Familiar

Sebrae estimula competências empreendedoras através de jogos interativos durante a Exposena 2024

Marcio Nunes

Sem registros no Acre, Saúde reforça preparo das equipes para possíveis casos de intoxicação por metanol

Raimundo Souza

Bocalom recebe doação de 48 M³ de madeira para o programa 1.001 Dignidades

Marcio Nunes

Deputado Roberto Duarte Expressa Solidariedade a Bolsonaro: “Justiça Não Pode Ser Usada Como Arma Política”

Raimundo Souza