31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 1 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão reúne parlamentares do Brasil e do Peru para avançar em integração econômica e rotas logísticas pelo Acre

Publicado em 09/12/2025

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil–Peru, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), conduziu nesta terça-feira (9), uma reunião ampliada com congressistas peruanos, representantes diplomáticos, autoridades brasileiras e lideranças do setor produtivo, em Brasília.

O encontro teve como foco o fortalecimento da integração entre os dois países, com ênfase no desenvolvimento econômico, na infraestrutura logística, no comércio bilateral e na criação de alternativas estratégicas para o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico e do Peru ao Atlântico.

Participaram da comitiva peruana o embaixador Rómulo Acurio; o ex-presidente do Congresso do Peru, Eduardo Salhuana; os parlamentares Ilich López Ureña, Ana Zegarra Saboya e Eduardo Castillo Rivas; além de Alejandro Paredes Moreno, segundo-secretário da Embaixada do Peru. Também estiveram presentes Marcus Vinícius Ferreira e Saulo Barbosa, da empresa Infraplan Consultoria, responsável por estudo econômico e logístico sobre o comércio Brasil–Peru.

Do lado brasileiro, acompanharam a reunião o coordenador da bancada acreana, senador Alan Rick, e os deputados federais Socorro Neri, Coronel Ulisses e José Adriano, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e outras autoridades.

Ao longo do encontro, foram discutidos temas como integração energética, infraestrutura rodoviária e aduaneira, bioeconomia, comércio bilateral, rotas logísticas e a implementação de uma alternativa viária pela região do Juruá. Os parlamentares peruanos destacaram o potencial econômico, produtivo, tecnológico e comercial do país vizinho e reforçaram o interesse em ampliar investimentos conjuntos com o Brasil.

Petecão enfatizou que a consolidação das rotas entre Acre e Peru é estratégica para o desenvolvimento regional e criticou a falta de operação plena das estruturas brasileiras na fronteira. O senador lembrou que, embora a Estrada do Pacífico tenha sido concluída há mais de uma década, ainda há entraves que impedem seu uso pleno.

“É humilhante chegar à fronteira e ver a aduana peruana funcionando 24 horas enquanto, do lado brasileiro, às 17 horas não há mais ninguém. Temos uma estrada maravilhosa, mas faltam estrutura e prioridade. Sem resolver o anel viário de Brasiléia e a ponte sobre o Rio Iaco, tudo o que discutimos aqui cai por terra”, afirmou.

Ele também defendeu que o Acre seja efetivamente integrado às decisões sobre a Amazônia e reforçou a necessidade de avançar em soluções federais na área de logística e relações exteriores, especialmente no que envolve voos internacionais. Petecão criticou a ausência de rotas que contemplem diretamente o Acre e sugeriu alternativas.

“Um voo Manaus–Lima não atende o Acre. Por que não uma rota que passe por Puerto Maldonado, faça escala em Rio Branco e siga para Brasília? As empresas têm interesse, mas falta iniciativa do governo brasileiro”, disse.

A deputada Socorro Neri destacou a importância de incluir o Peru nas discussões sobre o bioma Amazônia e cooperação regional, enquanto José Adriano e Coronel Ulisses ressaltaram o potencial turístico, cultural e econômico que poderia ser impulsionado com a integração plena.

Como encaminhamento concreto, ficou acordado que a bancada federal acreana solicitará oficialmente uma reunião entre os presidentes do Brasil e do Peru, dedicada exclusivamente ao tema da integração fronteiriça, infraestrutura, comércio e desenvolvimento conjunto da região amazônica. Paralelamente, os congressistas peruanos farão o mesmo junto ao governo de seu país.

Também foi definido que será estruturado um trabalho conjunto entre parlamentares brasileiros e peruanos, com reuniões regulares, intercâmbio de informações e acompanhamento permanente das obras e políticas necessárias para o avanço da integração. A bancada do Acre recebeu convite para realizar uma visita oficial ao Congresso do Peru, onde o plano de ação conjunta será aprofundado.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pela primeira vez no Acre, homem homossexual obtém medida protetiva com base na Lei Maria da Penha

Kevin Souza

Atenção, Aprovados: Sesacre publica nova convocação com cronograma rigoros

Redacao

Polícia Civil realiza mais de 30 ações e prende 34 suspeitos durante operação Caminhos Seguros 2025 no Acre

Marcio Nunes

Ageac articula projeto para instalação de porto no interior do estado

Marcio Nunes

Energisa alerta população sobre riscos de acidentes com eletricidade nos dias chuvosos 

Marcio Nunes

Com mais de 64 mil hectares de área plantada, safra no Acre em novembro fechou em 187.509 toneladas

Raimundo Souza