22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre participa de missão empresarial na Rússia para fortalecer cooperação econômica e ampliar investimentos

Publicado em 20/11/2025

A convite da Câmara Brasil–Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, o governo do Acre participa de extensa agenda em Moscou como parte da Missão Empresarial e Institucional à Rússia, que ocorre entre os dias 17 e 21. A comitiva acreana reúne representantes do governo e empresários interessados em expandir relações comerciais e identificar novas oportunidades no mercado russo.

Comitiva acreana está participando de tratativas estratégicas, impulsionando o governo estadual. Foto: cedida

Organizado pela Câmara Brasil–Rússia, pelo Parlamento da Federação Russa e por corporações com interesses estratégicos no Brasil, o evento é realizado paralelamente ao Fórum “Fortalecendo os laços da Rússia com o Brasil, criando o futuro para a América Latina”, realizado no Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A missão tem o objetivo de ampliar o diálogo institucional, fomentar investimentos e fortalecer as relações entre os dois países, com efeitos diretos para toda a América Latina. Para o Acre e a região amazônica, a iniciativa é vista como estratégica diante das necessidades de ampliação produtiva sem comprometer a preservação ambiental.

Além de negociações diretas, os representates do Estado estão promovendo a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre. Foto: cedida

De acordo com Ítalo Medeiros, representante da Casa Civil do Acre, a participação do estado reforça a busca por soluções que conciliam desenvolvimento econômico e proteção florestal. “O governo segue com a missão de buscar um equilíbrio entre produção agrícola e preservação florestal. Temos 85% de florestas que devem ser tratadas da forma correta, e nos 15% de áreas sem floresta precisamos produzir mais para não desmatar”, afirmou.

Medeiros destacou ainda que a Rússia, maior exportadora global de fertilizantes, é parceira estratégica para a expansão agrícola do Acre. “Estamos tratando do fortalecimento da produção com várias rodadas de conversa. Queremos uma solução definitiva para os fertilizantes, que é uma pauta essencial para o agro.”

Medeiros também mencionou avanços nas tratativas para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre, incluindo o convite a empresas russas que possam utilizar o espaço industrial. A integração logística via Peru, facilitando o acesso às rotas do Pacífico, também foi apresentada como oportunidade para tornar o estado mais competitivo.

A convite da Câmara Brasil–Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, o governo do Acre está participando de fórum internacional. Foto: cedida

Para Assurbanípal Mesquita, titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a missão reforça o papel do Acre como destino potencial para novos investimentos.“Estamos participando de encontros importantes para apresentar o ambiente de negócios do Estado do Acre e atrair a atenção do mercado russo”, afirmou Mesquita.

A missão empresarial segue até o dia 21, com reuniões bilaterais, visitas técnicas e debates sobre oportunidades de cooperação em setores como agricultura, logística, tecnologia, energia e investimentos industriais.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Antes de embarcar para posse de Trump, Michelle diz que Bolsonaro é perseguido

Raimundo Souza

Deputado Eduardo Velloso pede oração pela recuperação da filha que está na UTI

Jamile Romano

Polícia Civil desarticula quadrilha que assaltava motoristas de aplicativo em Rio Branco

Kevin Souza

Educação leva jogos matemáticos e sala de robótica à escola Zuleide Pereira

Raimundo Souza

Gleisi defende Janja: Qual o problema ter assessoria para cumprir seu papel?

Raimundo Souza

Governo do Acre define nova data para aplicação das provas do Concurso Público da Educação

Jamile Romano