22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

“Prova de Fogo”: Servidores da Saúde prometem ocupar Aleac durante votação do Orçamento 2026

Publicado em 18/11/2025

Com o apoio do Deputado Edvaldo Magalhães, categoria planeja pressão máxima em dezembro para garantir verba para o Plano de Carreira (PCCR).

Rio Branco, AC – Em um movimento estratégico de pressão, os servidores da saúde que se manifestaram nesta terça-feira (18) nas galerias da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) anunciaram um novo plano: a ocupação do Parlamento durante a votação do Orçamento Anual (LOA) para 2026. A ação visa garantir que haja recursos financeiros específicos consignados para a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

A ideia de confrontar o Legislativo no momento decisivo da votação foi lançada em plenário pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que se manifestou em apoio à causa dos trabalhadores.

A Estratégia do Orçamento

 

O deputado argumentou que a Lei Orçamentária Anual é o instrumento legal que definirá o futuro do PCCR. Segundo ele, não basta a promessa do Executivo; é preciso a previsão do recurso.

“Se o governo diz que vai implantar o plano no ano que vem, então o orçamento tem que trazer o dinheiro para isso. É nessa hora que vamos saber quem é a favor e quem é contra o plano”, disse Magalhães.

O parlamentar incentivou a mobilização massiva, afirmando que os servidores têm o direito de lotar as galerias e acampar na Aleac para acompanhar de perto o processo.

Voto a Voto

 

A tática, conforme Edvaldo Magalhães, é fazer com que os servidores fiquem frente a frente com os deputados no momento da votação.

“Olhar no olho de cada deputado e saber quem votou com vocês e quem votou contra vocês,” destacou o deputado, transformando a votação do Orçamento 2026 em um verdadeiro termômetro político sobre o apoio ou rejeição ao reajuste da categoria.

As discussões e audiências públicas sobre a Lei Orçamentária devem se intensificar nas próximas semanas na Aleac, preparando o palco para o confronto decisivo com os servidores no mês de dezembro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre participa de workshop sobre controle do desmatamento na Amazônia, em Brasília

Marcio Nunes

Governo do Acre já aplicou mais de R$ 15,8 milhões em multas por crimes ambientais em 2024

Jamile Romano

O ex-governador Flaviano Melo será homenageado com passagem na frente da sede do MDB antes de ser sepultado

Raimundo Souza

Governo realiza ação emergencial de saúde em Santa Rosa do Purus para minimizar as consequências da estiagem

Marcio Nunes

Cade dá 30 dias para Gol e Azul detalharem acordo de cooperação

Kevin Souza

Conheça o ‘FDP’ que costurou o abraço entre Trump e Lula

Raimundo Souza