22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Coluna Esplanada

Tribunal Regional Eleitoral paulista que derrubou a inelegibilidade de Pablo Marçal

Publicado em 17/11/2025

Marçal na pista

O PRTB está comemorando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral paulista que derrubou a inelegibilidade de Pablo Marçal. Depois do “estrago” que o coach outsider causou em candidaturas de políticos tradicionais em São Paulo, na disputa pela prefeitura, o partido aposta tudo em seu nome para embolar o quadro da disputa presidencial de 2026. Consideram que o pleito municipal foi uma grande vitrine eleitoral para aquele que, para a oposição, é um boquirroto. A ideia do PRTB é lançá-lo na disputa, mas também aceitar convites para diálogos sobre eventual coalizão.  

Chapa pronta 

Jair Bolsonaro só não anunciou ainda Tarcísio de Freitas como o seu candidato a presidente por causa do Republicanos – que está super assediado pelo Governo Lula e mantém (por ora) a fidelidade ao PL (leia-se mais Valdemar da Costa Neto). Mas o projeto é, independentemente do partido que escolher, o governador sair na cabeça de chapa e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o filho Zero Um, como vice.

Do lado de lá

Quatro deputados húngaros visitaram a Câmara na quinta-feira (13), depois de passarem pelo Rio de Janeiro e a caminho de Belém, para a COP30. Aliados do presidente de ultra-direita Viktor Orbán, eles se reuniram com colegas da Câmara, com os palacianos de olho à espreita. A turma, que elogia o ex-presidente Bolsonaro, é vista no Governo com desconfiança, por questões ideológicas.

Seu passaporte

A assessoria parlamentar da Polícia Federal fez alguns avanços, mas sofreu ao “passar o chapéu” num Congresso cheio de alvos. Não conseguiram encaixar emendas à Lei Orçamentária, apesar das duas semanas de pressões junto aos deputados. Na Comissão de Relações Exteriores, presidida por Filipe Barros (PL-PR), investigado pela PF e STF, pediram dinheiro para a emissão de passaportes.

Odor eleitoral

Na COP30, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou instalação do “1º aterro sanitário do AM”. Ele diz que o projeto integra ações de transição energética. A população local e lideranças denunciam que não foram consultados e que não foi apresentado EIA-RIMA. O deputado Amon Mandel (Cidadania-AM) acionou MPF, MPE e o TCE e pediu visita técnica da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Energia x desmate

“Com mais de 50% da matriz energética renovável, Brasil pode liderar o Sul Global no combate à crise climática, mas precisa enfrentar o desmatamento”. A opinião é do economista Otaviano Canuto, ex-diretor do FMI e do Banco Mundial. Ele é o entrevistado do 3º episódio do videocast “Clima na Economia”, no canal do Instituto Clima e Sociedade (iCS) no YouTube.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Os ucranianos esperavam uma comitiva brasileira com mais “musculatura” política

Jamile Romano

Lula da Silva aposta num herdeiro político da família Kirchner como potencial opositor do presidente Javier Milei

Jamile Romano

peso internacional da rejeição na COP30

Kevin Souza

STF, solicitou ao Exército que retire a patente de Capitão de Bolsonaro

Leandro Mazzine

Flavio Dino foi indicado para o STF com o acordo palaciano de ceder o comando do Ministério da Justiça do PSB para o PT

Leandro Mazzine

Até deputados próximos ao ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), têm se queixado da dificuldade de acesso à pasta

Jamile Romano