22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saerb inicia fiscalização e distribuição gratuita de boias para combater desperdício de água

Publicado em 16/10/2025

A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), deu início nesta quinta-feira (16), a uma importante ação voltada para a redução do desperdício de água na capital acreana. A iniciativa começa pela região do Calafate e marca a implementação da Resolução nº 100/2024 da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), que torna obrigatória a instalação de boias em todas as caixas-d’água residenciais.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a obrigatoriedade da boia é uma medida fundamental, já amplamente adotada por companhias de saneamento em todo o país. O objetivo é evitar o desperdício por transbordamento e garantir uma distribuição mais eficiente do recurso hídrico para toda a população.

“Chegamos a este patamar de exigir agora dos usuários essas boias. No ano passado, procuramos a Ageac, que nos aprovou uma resolução, tornando obrigatório o uso da boia em Rio Branco,” explicou Enoque Pereira.

Para apoiar as famílias mais vulneráveis, o Saerb está disponibilizando boias gratuitamente aos moradores que estejam cadastrados no CadÚnico e que estejam com a conta de água em dia. Os interessados devem se dirigir à sede do Saerb para realizar o cadastro e garantir o recebimento do equipamento.

Fiscalização e prazos

O Saerb informa que suas equipes iniciarão as visitas de fiscalização às residências 45 dias após a entrega das notificações, verificando o cumprimento da exigência. O cronograma de fiscalização se estenderá até o final do ano.

O diretor-presidente do Saerb ressalta a importância da colaboração da população. “A gente precisa, e vamos cobrar, até daqui a 45 dias. A partir do momento em que receber esta notificação, a gente vai começar a visitar de casa em casa e cobrar o uso da boia. E quem não estiver, infelizmente, vai ter que ser multado. E se persistir, vai ter o serviço de água suspenso.”

Meta de redução do desperdício

Atualmente, o desperdício de água em Rio Branco atinge a marca de 50% da produção total, um índice considerado elevado. A meta do Saerb é ambiciosa e alinhada com o Plano Nacional de Saneamento: reduzir esse percentual para 20% até 2033.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC realiza vistoria em abrigo para famílias indígenas afetadas pela cheia do Rio Acre

Jamile Romano

Após licença médica, vereadora Lene Petecão retorna a Câmara Municipal

Marcio Nunes

Acre fica em 20º lugar no ranking nacional de vacinação

Redacao

Polícia Civil do Acre participa da ‘Operação Pharos’ contra disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil

Jamile Romano

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta sexta-feira, 20

Jamile Romano

 Bar (Dibuteco) divulgou uma nota de pesar pela morte da jovem advogada Juliana Chaar após um desentendimento e um atropelamento

Raimundo Souza