25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado e Prefeitura de Rio Branco promovem capacitação do sistema OuvidorSUS para aprimorar atendimento à população

Publicado em 02/10/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), e com apoio do Ministério da Saúde, promove nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), a Capacitação do sistema OuvidorSUS 3.

O encontro reúne representantes das ouvidorias municipais e estadual com o objetivo de fortalecer o trabalho de escuta e resposta às demandas da população, ampliando o acesso às ferramentas de participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os dois dias de programação, os participantes terão formações sobre registro e classificação de manifestações, funcionamento do sistema OuvidorSUS, tratamento de denúncias e qualidade das respostas.

De acordo com o ouvidor da Sesacre, Salun Saad, a iniciativa reforça a parceria entre estado e município no tratamento das manifestações. “Essa integração é fundamental para que as demandas que chegam tanto à Sesacre quanto às ouvidorias municipais sejam tratadas de forma alinhada, buscando sempre oferecer a melhor resposta ao cidadão”, destacou.

Outro ponto em pauta é a atualização do sistema OuvidorSUS 2 para o OuvidorSUS 3, plataforma nacional em que todas as manifestações precisam ser registradas. “Esse sistema, além de permitir maior acompanhamento das demandas, garante prazos de resposta: 20 dias, prorrogáveis por mais 10, tanto para solicitações de usuários quanto para registros de denúncias, como casos de discriminação ou assédio”, explicou Saad.

Pedro Henrique Macedo, ouvidor da Semsa, reforçou a importância da ação. “Essa capacitação é uma oportunidade para aprimorarmos nosso atendimento, garantindo que recebamos melhor os cidadãos quando apresentarem suas demandas. É mais um avanço para a população, que terá suas manifestações tratadas de forma transparente, eficiente e com qualidade”.

A capacitação busca aprimorar a transparência e a resolutividade dos serviços de saúde, consolidando a ouvidoria como um canal essencial de diálogo entre a sociedade e a gestão pública.

A responsável pela Rede de Ouvidorias do SUS do Ministério da Saúde, Luciana Guimarães, destacou a melhor utilização do sistema da ouvidoria pelos servidores. “Essa iniciativa possibilita que os servidores da ouvidoria utilizem de forma mais qualificada o OuvidorSUS, sistema integrado em todo o Brasil para receber as manifestações dos usuários. Nossa expectativa é que esses dias de aprendizado contribuam para aprimorar o atendimento e fortalecer a escuta do SUS no estado”, concluiu.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Tribunal de Contas anuncia ações emergenciais após denúncias de más condições em escolas do Acre

Marcio Nunes

Governo apresenta propostas ao Ministério das Cidades para enfrentamento às enchentes no Acre

Jamile Romano

No Acre, em outrubro teve mais demissões do que contratações, diz Fecomercio

Marcio Nunes

Moradores da regional Tancredo Neves agradecem prefeitura pelo programa Asfalta Rio Branco

Jamile Romano

Governo publica retificação sobre exames médicos do concurso da Educação

Kevin Souza