25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Colégio Militar Tiradentes recebe 286 tablets para fortalecer ensino e aprendizagem


Em mais uma etapa de modernização tecnológica nas escolas públicas do Acre, o Colégio Militar Tiradentes (CMET), localizado no bairro Calafate, recebeu nesta terça-feira, 30, a entrega de 286 tablets destinados a alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), e tem como objetivo ampliar o acesso às ferramentas digitais e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

Estudantes serão beneficiados com 286 tabletes com acesso à internet. Foto: Cássia Veras/SEE

Para os estudantes, o momento é de entusiasmo e reconhecimento da importância do investimento. “Estou me sentindo extremamente gratificada em receber um tablet como esse, principalmente porque é uma ferramenta que a gente pode utilizar para estudos e pesquisas que envolvam o nosso colégio. Com certeza, esse tipo de iniciativa incentiva e auxilia os alunos a quererem estudar mais e se dedicarem”, afirmou Maria Luísa Lopes Ribeiro, 15 anos.

A colega de turma, Rebeca da Cunha, também de 15 anos, destacou o impacto da ação para aqueles que não têm acesso a equipamentos digitais em casa. “Estou muito feliz porque tem gente aqui do colégio que às vezes não tem tantas condições, e é muito importante ter um produto que possamos utilizar para pesquisas e atividades. Com certeza vai ajudar a nos preparar para o Enem. É uma bênção”, disse.

“Ferramenta que realmente ajuda no ensino”, enfatizou a coordenadora administrativa Susy da Silva. Foto: Cássia Veras/SEE

De acordo com a coordenadora administrativa do colégio, Susy Esterfany da Silva, os dispositivos representam uma ferramenta pedagógica essencial na realidade atual: “Estamos vivendo a era digital, mas nem todos os alunos têm o aparato necessário para acompanhar. O tablet vem com aplicativos que realmente ajudam no ensino, como ferramentas de anatomia, design e outros recursos que tornam o aprendizado mais acessível”.

O Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) é responsável pela execução do plano de entrega. Segundo o técnico do setor, Henrique de Oliveira, a ação é parte de um cronograma amplo de distribuição. “Esses tablets são feitos para os alunos estudarem. Apesar de muitos terem celular, este dispositivo é específico para a educação e já vem com aplicativos pré-instalados, como Canva e recursos de anatomia, para facilitar a vida do estudante. Hoje entregamos 286 unidades aqui no Colégio Militar Tiradentes, e essa iniciativa integra o cronograma do Detei, que prevê a distribuição de dez mil tablets em 2025”, explicou.

Detei da SEE é responsável pela execução do plano de entrega. Foto: Cássia Veras/SEE

Até agora, sete mil dispositivos já foram entregues a escolas de Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado. A expectativa é de que, ao final do ano letivo, o plano alcance a marca total prevista, beneficiando milhares de estudantes acreanos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre e parceiros levam cortes de cabelo gratuitos em ação para idosos internados

Kevin Souza

Chegada do corpo do jornalista Jairo Carioca é adiada para quinta-feira (22)

Jamile Romano

DPE/AC garante gratuidade na retificação de prenome de pessoa trans pela primeira vez no Vale do Juruá

Jamile Romano

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Redacao

Cursos gratuitos do Sebrae chegam aos consumidores por meio de campanha em supermercados

Marcio Nunes

Governo cria tarifa social para usuários de baixa renda dos serviços de água e esgoto

Jamile Romano