Publicado em 04/06/2026
Foto: Reprodução
Por Redação
A rede pública de saúde do Acre passará por uma importante modernização tecnológica com o objetivo de reduzir as filas de espera por procedimentos eletivos. O estado foi contemplado com sete “combos cirúrgicos” de última geração enviados pelo governo federal, por meio do Novo PAC Saúde. O investimento total ultrapassa a marca de R$ 10 milhões.
Os novos aparelhos serão distribuídos de forma estratégica para cobrir as principais regionais de saúde do estado, beneficiando hospitais públicos localizados em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul. A iniciativa faz parte do programa nacional Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, desenhado para descentralizar o atendimento de média e alta complexidade e diminuir o tempo de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os kits enviados ao Acre foram divididos em especialidades com alta demanda reprimida no estado. Os aparelhos começaram a ser entregues e o cronograma de instalação segue até o final deste mês de junho.
O pacote de equipamentos contempla duas grandes frentes de atendimento:
Combos de Cirurgia Geral: Estruturação de salas cirúrgicas para acelerar procedimentos de baixa e média complexidade, como laqueaduras, vasectomias, hérnias e vesículas.
Combos de Oftalmologia: Aparelhos focados na ampliação de cirurgias de catarata e outras correções visuais especializadas, que hoje representam uma das maiores demandas da população idosa acreana.
Para garantir que a tecnologia se converta em atendimentos imediatos, o Ministério da Saúde informou que os contratos firmados já incluem a instalação física, o treinamento técnico obrigatório das equipes médicas e de enfermagem locais, além de uma garantia estendida de 36 meses para manutenção preventiva dos aparelhos.
A estimativa do governo federal é que o impacto da renovação desses parques tecnológicos seja profundo na Região Norte. Devido ao histórico de vazios assistenciais na Amazônia, a ampliação do parque tecnológico deve gerar saltos significativos de produtividade.
Segundo projeções do Ministério da Saúde, a capacidade para a realização de cirurgias oftalmológicas na Região Norte deve registrar uma alta potencial de até 134%. Isso permitirá que o paciente do interior realize o procedimento cirúrgico na sua própria regional, evitando despesas e o desgaste de longos deslocamentos terrestres ou fora do domicílio para os grandes centros urbanos.
A nível nacional, foram distribuídos 300 combos cirúrgicos semelhantes aos do Acre, com capacidade instalada para viabilizar aproximadamente 428 mil cirurgias por ano em todo o Brasil. Com o início da operação dos novos equipamentos previsto para o segundo semestre deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) planeja otimizar os mutirões de cirurgias eletivas para agilizar o fluxo de atendimento regulado.

