22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TCE-AC realiza I Círculo de Consensualismo sobre Políticas Públicas Sensíveis ao Gênero, Raça e Etnia

Publicado em 04/06/2025

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) promove, nesta sexta-feira, 6 de junho, das 9h às 12h30, no Plenário da Corte de Contas, em Rio Branco, o I Círculo de Consensualismo sobre Políticas Públicas Sensíveis ao Gênero, Raça e Etnia. O evento representa um marco institucional na consolidação de uma cultura de escuta qualificada, diálogo interinstitucional e atuação propositiva voltada à equidade no âmbito das políticas públicas.

A iniciativa integra a agenda estratégica da atual gestão do TCE-AC, presidida pela conselheira Dulce Benício, e reforça o compromisso da Corte com a promoção dos direitos fundamentais e o enfrentamento às desigualdades que afetam especialmente mulheres, meninas, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais e demais populações em situação de vulnerabilidade.

Durante o encontro, será apresentada a minuta da Estratégia de Controle Externo Sensível ao Gênero, Raça e Etnia (2025-2026), construída sob os princípios da governança dialógica, da corresponsabilidade institucional e da função pedagógica do controle. O documento está sendo elaborado de forma colaborativa com o apoio de diversas áreas técnicas e contará com contribuições dos participantes do evento.

A programação inclui ainda a instalação de um Círculo Interinstitucional de Escuta e Proposição, espaço dedicado à construção conjunta de diretrizes e ao compartilhamento de experiências e desafios vivenciados em diferentes territórios. Ao final, será realizada a assinatura da Carta de Compromisso, formalizando a adesão das instituições participantes à agenda de equidade.

A abertura contará com fala da conselheira Naluh Gouveia, diretora da Escola de Contas, que apresentará a minuta da estratégia e destacará iniciativas já implementadas pelo TCE-AC, como a Instrução Normativa nº 36/2025, que estabelece medidas para promoção da equidade de gênero na ocupação de cargos estratégicos na instituição.

O público-alvo do evento inclui chefes e representantes dos Poderes, membros do Ministério Público, representantes da sociedade civil, OAB, vereadoras, vereadores, jornalistas e demais interessados na pauta.

*Confira a programação resumida:*

9h – Abertura
• Boas-vindas e acolhimento
• Apresentação da minuta da Estratégia TCE-AC
• Falas institucionais
• Assinatura da Carta de Compromisso
• Encerramento da primeira parte pela presidente Dulce Benício

10h30 – Intervalo para café

11h – Círculo Interinstitucional de Diálogo e Proposição
• Apresentação do Ato Recomendatório nº 11/2025
• Escuta ativa sobre temas e eixos da estratégia
• Condução da Procuradora Dra. Anna Helena de Azevedo Lima Simão
• Encaminhamentos e encerramento às 12h30.

A presidente do TCE-AC, Dulce Benício, ressalta que o evento representa o início de um novo ciclo institucional, comprometido com a inclusão e a justiça social.

“Estamos construindo, com base no diálogo e na escuta ativa, um modelo de controle mais humano, transformador e sensível às realidades sociais que desafiam as políticas públicas no Acre”, afirmou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC discute ações de segurança alimentar com Secretaria Estadual de Direitos Humanos

Jamile Romano

Policiais realizam TAF do 1º Curso de Ações Penitenciárias no Acre

Raimundo Souza

Em Cruzeiro do Sul, governador reforça parceria do Estado com Exército Brasileiro

Marcio Nunes

Colégio Militar Dom Pedro II conquista título de Escola Cidadã em concurso da Controladoria-Geral da União

Jamile Romano

Em quase 10 anos, mais de 4 mil casos de hepatite foram confirmados no Acre

Jamile Romano

Curso de salgadeiro abre inscrições para mulheres da Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano