25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria recomenda adequação de lei municipal sobre prioridade em vagas de creche para mulheres em situação de violência

A Defensoria Pública do Acre, por meio do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, encaminhou recomendação à Prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 8, sugerindo a revisão de pontos específicos da Lei Municipal nº 2.508/2023, que trata da prioridade de vagas em creches para dependentes de mulheres em situação de violência doméstica.

O documento foi elaborado após o recebimento de ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Mulher e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), que trouxe apontamentos sobre possíveis entraves à efetivação da política pública prevista na norma municipal.

Atualmente, a legislação exige tanto o boletim de ocorrência quanto um laudo de corpo de delito ou psicológico para garantir o acesso à prioridade. A Defensoria considera que essa exigência pode dificultar o atendimento imediato às vítimas, indo além do que prevê a legislação federal, como a Lei Maria da Penha.

Com base nesse entendimento, a instituição recomenda que o boletim de ocorrência ou a existência de processo judicial seja considerado documento suficiente para o acesso ao benefício, bem como sugere a inclusão de dispositivo que assegure o sigilo dos dados da mulher e de seus dependentes.

A proposta visa contribuir para o aperfeiçoamento da legislação local, ampliando o alcance da política pública e fortalecendo a rede de proteção às mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura tem prazo de 30 dias para se manifestar quanto ao acolhimento da recomendação.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom visita Brasiléia, destaca vocação agrícola do município e recebe elogios de Carlinhos do Pelado

Marcio Nunes

Entre a Esperança e a Fome: O Paradoxo da Segurança Alimentar no Acre

Raimundo Souza

Nota pública sobre incêndio de ônibus escolar em Rio Branco

Raimundo Souza

Bocalom recebe empresário para discutir instalação de nova indústria em Rio Branco

Marcio Nunes

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

Redacao

Acordo entre Acre e Madre de Dios firma futura criação de comitê binacional para fortalecer integração econômica

Marcio Nunes