30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Banco Central eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Atualizada em 07/05/2025 16:46

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira (7), levando a Selic a 14,75% ao ano. A decisão foi unânime.

Este é o maior patamar da taxa básica de juros para a economia brasileira em quase 20 anos. A última vez em que a Selic esteve neste patamar foi em julho de 2006.

Esta foi sexta reunião seguida de aperto monetário. Pela primeira vez desde o início da presidência de Gabriel Galípolo no BC, o forward guidance da decisão não estava “fechado”.

Apesar de haver divergências nas expectativas do mercado, a maior parte dos atores esperavam a alta no patamar definido pela autoridade monetária.

Em comunicado, o BC não confirmou o fim do ciclo de altas devido ao cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, o que demanda “cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.

A autarquia também destacou que “o ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de sua política comercial e de seus efeitos”.

[CNN Brasil]

Artigos Relacionados

Bolsonaro segue estável na UTI e ainda não tem movimentos intestinais espontâneos

Raimundo Souza

Sobe para 36 número de candidatos presos pela PF em 10 estados

Raimundo Souza

Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

Jamile Romano

Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros

Raimundo Souza

Fiocruz diz operar no limite e que não consegue atender demanda por vacina da dengue

Jamile Romano

PF diz que lobista destinou a servidores do INSS dinheiro de entidades investigadas por descontos ilegais de aposentados

Marcio Nunes