33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Publicado em 24/03/2025

O governo federal reconheceu situação de emergência em oito municípios do Acre, em razão das cheias em rios que cortam o estado. 

reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) para as cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. A portaria não indica o período de duração da medida.

A capital Rio Branco já havia tido o reconhecimento da situação de emergência no último dia 18. As cidades acreanas sofrem com as cheias nos rios Acre, Acre, Juruá, Purus e Envira, Abunã e Moa, todas estas no interior do estado.

Em Rio Branco, o Rio Acre que já havia ultrapassado a cota de transbordo na semana passada amanheceu nesta segunda-feira, 24, com 13,72 metros, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

Na semana passada, o governo estadual já havia publicado um decreto reconhecendo situação de emergência em 10 municípios do estado, devido ao transbordo dos rios.

Dessa lista, apenas a cidade de Tarauacá não teve a situação reconhecida pela portaria publicada no DOU.

Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos do governo federal para ações de atendimento das situações emergenciais e ajuda humanitária, a exemplo da compra de cestas básicas, água potável, refeições, kits de limpeza, de higiene pessoal e dormitório.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco proporciona atendimento odontológico a servidores

Marcio Nunes

Escolas, creches e espaço comunitário: Acre deve receber 35 obras do Novo PAC Seleções

Jamile Romano

Tribunal de Justiça cassa determinação do TCE e rodeio está mantido na Expoacre 2025; confira

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco paga cerca de R$ 110 milhões em salário de dezembro, 13º e verbas rescisórias à servidores municipais nesta sexta-feira

Marcio Nunes

Torcida do Flamengo no Acre comemora título com provocações ao Palmeiras

Kevin Souza

Projeto de Lei propõe 1º de junho como Dia do Quadrilheiro Junino no Acre

Marcio Nunes