25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ifac realizará capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 04/02/2025

O Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE), realizará, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, uma Capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento acontecerá no auditório da reitoria do Ifac, em Rio Branco, e será aberto ao público, sendo o público-alvo gestores, pesquisadores, docentes, servidores públicos e comunidade acadêmica e científica interessada em compreender melhor a legislação e os instrumentos que impulsionam a inovação no Brasil.

O evento tem como objetivo capacitar as pessoas interessadas sobre o Marco Legal de CT&I, trazendo esclarecimentos sobre sua aplicação nas instituições de ensino, pesquisa e inovação, bem como sobre as possibilidades de parcerias entre o setor público e privado. Durante os três dias de capacitação, serão abordados os módulos sobre introdução à Inovação, o Marco Legal de CT&I e os Instrumentos de Concretude; Parcerias para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Contrato de Prestação de Serviços Técnicos Especializados; Instrumentos de Transferência de Tecnologia; Atuação das Fundações de Apoio no Marco Legal de CT&I; e atuação dos Servidores Públicos Federais no Contexto do Marco Legal de CT&I. Confira a programação na imagem abaixo:

A capacitação será conduzida pela coordenadora da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CP-CTI) da Procuradoria-Geral Federal, Diana Azin. Ela é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT e procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU). Com uma vasta experiência na área, a palestrante já ocupou cargos estratégicos na Administração Pública Federal.

Para participar é necessário realizar a inscrição pela internet, acessando a página do evento.

Inscrição: https://eventos.ifac.edu.br/evento/capacitacao-sobre-o-marco-legal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/

Para a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifac, Herika Montilha, “A capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo fundamental para fortalecer o ecossistema de inovação no Acre. Compreender e aplicar essa legislação é essencial para que nossas instituições, pesquisadores e empreendedores possam aproveitar melhor os instrumentos disponíveis para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico. Trazer uma especialista como a Dra. Diana Azin para compartilhar seu conhecimento com nossa comunidade acadêmica e científica representa uma grande oportunidade de capacitação e alinhamento estratégico, contribuindo para que o Acre avance ainda mais na área de inovação”.

Sobre o tema – O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído pela Lei nº 13.243/2016 e regulamentado pelo Decreto nº 9.283/2018, favorece o desenvolvimento do ambiente de inovação no Brasil. Ele engloba um conjunto de reformas legais, que estabelece várias medidas para facilitar a atividade de pesquisa e incentivar a cooperação entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, além de facilitar a transferência de tecnologia e o licenciamento de criações protegidas. Também prevê a criação de mecanismos de fomento para ciência, tecnologia e inovação, que podem ser utilizados no financiamento de projetos, programas e políticas de pesquisa.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí visita Epitaciolândia e acompanha obras da Operação Verão

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli celebra com o povo do Juruá a chegada de 2024

Jamile Romano

Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino

Jamile Romano

27 comunicadores do Acre concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jamile Romano

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco firmam parceria para reforçar ações de reflorestamento e preservação ambiental

Raimundo Souza

Preço da cesta básica aumenta mais de 10% em três meses em Rio Branco, diz estudo

Jamile Romano