25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

A centro-direita perdeu um dos mais atuantes deputados federais

Lewandowski preocupa PT e PSB

A provável indicação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública preocupa o PSB e o PT. Isso porque os dois partidos ocupam cargos importantes na pasta e a leitura é de que Lewandowski poderá optar por uma equipe técnica, inclusive com a nomeação de assessores que trabalharam com ele na longa carreira no Judiciário. Ricardo Cappelli, do PSB, atual secretário-executivo, pode ser removido para uma secretaria mais discreta. A Secretaria Nacional do Consumidor, chefiada por Wadih Damous, do PT, também poderá ter mudanças na eventual gestão Lewandowski.

Mau exemplo

A centro-direita perdeu um dos mais atuantes deputados federais. Sai o suplente Paulo Fernando (Republicanos-DF) e retoma a vaga o eleito Julio  Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), depois de um mau exemplo flagrado em Brasília.  Ele não devolveu o apartamento funcional que usava da Câmara quando se licenciou há um ano para ser secretário de Esporte e Lazer do GDF. Agora demitido, Julio Cesar assume em fevereiro a vaga.

Pista da discórdia

Um clima de guerra na ANTT com acusação de perseguições a fiscais e assédios morais por parte de diretor. Já tem processo na comissão de ética da agência. Para piorar, servidores que discordam de um chefe são remanejados para São Paulo.

Previsão da praça 

A Taxa Selic, hoje em 11,75%, vai cair pra 10% no 1º bimestre. O índice circula em maiores escritórios financeiros da Av. Faria Lima, de São Paulo. Investidores animados.

Gleisi e Edinho 

Caso nomeie Gleisi Hoffmann para a Justiça, Lula da Silva escolheu quem irá sucedê-la na presidência do PT. Edinho Silva, ex-tesoureiro de campanha.

Garantia estendida

O seguro garantia estendida, que oferece coberturas extras para danos de aparelhos eletrônicos, celulares, equipamentos de som, TVs, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, cresceu quatro vezes mais que o comércio varejista em 2023, conforme dados repassados à Coluna pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

The New York Times

Jamile Romano

Políticos da bancada do Rio de Janeiro suspeitam das 10 digitais do Secom do Planalto

Jamile Romano

E os outros?

Jamile Romano

A Justiça vem fechando o cerco contra órgãos e empresa

Leandro Mazzine

Pesquisas eleitorais

Jamile Romano

a diretoria da COP30 terá que se virar para segurar a presença dos outros países

Leandro Mazzine