25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli anuncia pagamento do Bolsa Qualificação para 7 mil profissionais da Saúde do Acre

O governador Gladson Cameli anunciou nesta quarta-feira, 30, por meio das redes sociais, o pagamento do Bolsa Qualificação aos profissionais da saúde do Estado. Com valores que somam R$ 4.100 por servidor, a iniciativa beneficiará mais de 7 mil funcionários estaduais, incluindo os quadros efetivo, temporário, especial e provisório em extinção, além de funcionários do Instituto de Gestão da Saúde no Acre (Igesac), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Inicialmente, o pagamento estava previsto para ser realizado em duas parcelas, mas a gestão estadual conseguiu antecipar o repasse integral, que será feito até o dia 11 de novembro.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais do Estado, o governador destacou a importância da medida para o reconhecimento e valorização dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população. “Meus amigos, em reconhecimento aos trabalhadores que dedicam seu tempo a cuidar de pessoas, faremos o pagamento de R$ 4.100 por meio do Bolsa Qualificação. Este é um esforço para que esses profissionais recebam o apoio necessário para sua reciclagem e qualificação. Deus abençoe a todos”, declarou Cameli.

O Bolsa Qualificação é uma iniciativa inédita e exclusiva para a área da saúde, criada em conformidade com o inciso III do art. 200 da Constituição Federal, que enfatiza a importância da capacitação e valorização dos trabalhadores da saúde pública. O benefício será destinado exclusivamente aos servidores do Igesac, da Sesacre e da Fundhacre, com a condição de que os beneficiários estejam em exercício há mais de 30 dias.

Apoio à capacitação

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a relevância do Bolsa Qualificação como uma ferramenta fundamental para a capacitação contínua dos profissionais da Saúde acreana.

“A capacitação dos nossos servidores é uma prioridade para a gestão, e a Bolsa Qualificação é um passo significativo nesse sentido. Esses recursos vão proporcionar a esses trabalhadores a oportunidade de se aperfeiçoarem e, com isso, garantirem um atendimento de qualidade e humanizado à nossa população. Estamos comprometidos em proporcionar o suporte necessário para que esses profissionais se mantenham atualizados e motivados, e este pagamento é um reconhecimento justo do seu empenho”, afirmou Pascoal.

O pagamento do Bolsa Qualificação está restrito a uma concessão por servidor e é vedado a ocupantes de cargos exclusivamente comissionados. As despesas da bolsa serão financiadas pelo Fundo Estadual de Saúde (Fundes), sem a necessidade de créditos adicionais, garantindo que os recursos previstos no orçamento de 2024 sejam utilizados exclusivamente para essa finalidade.

Esta ação se soma a outras iniciativas da gestão estadual, que busca, de forma contínua, fortalecer e valorizar os profissionais da saúde pública, incentivando o aperfeiçoamento dos serviços prestados e contribuindo para uma rede de saúde cada vez mais qualificada e eficiente no Acre.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Brasília, Bocalom trata sobre o PAC do governo federal, para tocar a água e o esgoto da capital

Marcio Nunes

Programa de aceleração de startups de saúde no Acre está com inscrições abertas

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

Raimundo Souza

Governo divulga resultado preliminar de Exame Psicotécnico do concurso do Iapen

Jamile Romano

Governo inicia pagamento do segundo lote de verbas rescisórias a ex-servidores estaduais na próxima quarta

Marcio Nunes

Refis do Saerb começa em agosto para regularização de dívidas vencidas

Raimundo Souza