Atualizada em 29/03/2025 13:59
A parlamentar está nesta viagem a convite da Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, projeto do Lemann Center_
A deputada federal Socorro Neri (PP-AC) integra a comitiva de parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) em uma missão oficial à Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), nos dias 27 e 28 de março. A iniciativa, realizada em parceria com o Equidade.info, projeto do Lemann Center, tem como objetivo ampliar o acesso a pesquisas baseadas em evidências para embasar a formulação de políticas educacionais mais eficazes no Brasil.
Além de Socorro Neri, que é uma das coordenadoras de Valorização dos Profissionais da Educação da FPME, a delegação também inclui os deputados Rafael Brito (MDB-AL), presidente da FPME; Professor Reginaldo Veras (PV-DF), secretário-geral; Professora Goreth (PDT-AP); e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP).
Durante a missão, os parlamentares participarão de painéis e debates sobre temas cruciais para a educação brasileira, como a produção de dados de qualidade para informar pesquisas e políticas orientadas a um Ensino Básico mais equitativo no Brasil, o impacto da proibição do uso de celulares, fluência em leitura e matemática, e a mensuração de deficiências no ambiente escolar. Também estará em pauta a elaboração de propostas legislativas baseadas em evidências, com a participação do professor David Plank, da Stanford Graduate School of Education.
“A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, e iniciativas como essa são essenciais para aprimorarmos as políticas públicas e garantirmos que nossas crianças e jovens tenham acesso a um ensino de qualidade. A troca de experiências e o contato com pesquisas baseadas em evidências nos permitirão trazer soluções mais efetivas para os desafios educacionais do Brasil”, afirmou a deputada Socorro Neri.
A agenda também inclui um debate sobre o processo legislativo educacional brasileiro, que contará com a participação da deputada estadual Marina Helou (SP), além de um seminário sobre os desafios da formulação de políticas públicas educacionais, conduzido por especialistas da Universidade de Stanford.
A missão faz parte da parceria estratégica entre a FPME e o Equidade.info, anunciada em dezembro de 2024. Essa colaboração busca qualificar o debate educacional no Brasil por meio da coleta e análise de dados sobre os desafios da educação básica no país, auxiliando na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2025.
_Com informações da Assessoria da Frente Parlamentar Mista de Educação_