23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

Atualizada em 03/10/2024 10:16

Termina nesta quinta-feira (3) a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Hoje também é o último dia para a realização de comícios e para o uso de aparelhos de som, com exceção do comício de encerramento da campanha.

As regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.

Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o Artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno.

Serviço ao eleitorado

A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar a emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.

Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.

Além disso, até a próxima segunda-feira (7), juízas e juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Novo edital de leilão de arroz sai em até dez dias, diz Paulo Teixeira

Marcio Nunes

Desafio na direita para 2026 é manter unidade sem Bolsonaro na urna, dizem líderes

Raimundo Souza

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Marcio Nunes

Resultado do Fies 2025 sai nesta sexta; serão 112 mil vagas no ano

Jamile Romano

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Jamile Romano

Zanin mantém regra de 30% de recursos para candidaturas negras

Raimundo Souza